5 Erros que Fotógrafos Iniciantes Cometem
Todo fotógrafo iniciante enfrenta desafios ao começar na fotografia.
É natural cometer erros, mas alguns podem atrasar o progresso e dificultar a evolução.
Para ajudar fotógrafos iniciantes a crescer mais rápido e evitar problemas comuns, listamos os principais erros de quem está começando e como corrigi-los ou evitá-los.
Ah, e se você quer se aprofundar mais na profissão de fotógrafo, o blog da Fotto tem um guia completo sobre como se tornar um fotógrafo, com dicas práticas para evoluir e ganhar dinheiro com a fotografia.
Então vamos lá, você vai descobrir os erros mais comuns que fotógrafos iniciantes cometem.

1. Escolher uma Câmera Pelo Megapixels
Muitos fotógrafos iniciantes acreditam que mais megapixels significam automaticamente melhores fotos.
Associar megapixel a qualidade talvez seja um dos maiores mitos da fotografia.
Os megapixels determinam sim o tamanho da imagem, mas não necessariamente a qualidade.
O sensor da câmera, o processamento interno da câmera e outros equipamentos e acessórios como a lente são geralmente mais importantes para um bom resultado.
A dica que damos para fotógrafos iniciantes é, antes de comprar uma câmera, pesquise sobre o tipo de sensor e outras especificações além do número de megapixels.
E claro, também invista em boas lentes.
2. Fotografar Sempre no Modo Automático
É muito tentador, para fotógrafos iniciantes, deixar a câmera fazer todo o trabalho e confiar no modo automático.
O erro o problema é que o modo automático pode não escolher as melhores configurações para cada cena.
Você pode acabar com fotos superexpostas, subexpostas ou sem o efeito desejado.
E pior, você pode estar deixando aprender, de evoluir e até limitando sua criatividade nas captura das suas fotos.
Não desmerecendo a capacidade e praticidade do modo automático, é importante que o fotógrafo iniciante entenda que ele precisa dominar o uso dos modos manuais e semiautomáticos para fazer boas fotos em condições desafiadores ou para atingir seu objetivo.
3. Ignorar a Composição, o ângulo e a Iluminação Ideal
Muitos fotógrafos iniciantes cometem o erro comum de dar mita ênfase no assunto ou objeto principal da foto.
O que isso pode causar de grave é que fatores únicos e essenciais como a composição, o ângulo e a iluminação podem ficar de fora, serem ignorados, e com isso vai resultar em imagens sem impacto visual.
Quem está começando na fotografia precisa criar estratégias para tornar a foto impactante e com profundidade nas emoções.
Falando em psicologia das fotos, muitas vezes a emoção é causada pelo que está além do assunto, pelas cores e a "atmosfera" geral da foto.
Para você iniciante fotógrafo evoluir no Enquadramento, Planos e Ângulos na Fotografia, procure praticar as regras básicas de composição, como a regra dos terços, o uso de linhas guias e a distribuição equilibrada dos elementos na cena.
Além disso, observe a qualidade da luz antes de fotografar. E se fazer fotos ao ar livre, experimente fazer fotos na hora dourada e em outras condições interessantes para valorizar a cena com uma boa iluminação natural.
4. Não Editar
Muitos fotógrafos iniciantes acreditam que boas fotos são tiradas direto da câmera e negligenciam a edição das fotos.
Quem está iniciando na fotografia precisa entender que mesmo as melhores fotos podem precisar de pequenos ajustes, como correção de cores, exposição ou recorte para aprimorar a composição.
Ignorar essa etapa é não entender que a edição é uma etapa muito importante no fluxo de trabalho dos fotógrafos.
Portanto, o que todo fotógrafo iniciante precisa fazer é aprender a usar bem os softwares de edição como o Lightroom e Photoshop, dominando desde funções básicos, como ajustar brilho, o contraste, a saturação e a nitidez, como aprender também a realçar a imagem e usar e fazer presets.
5. Não Aproveitar as Plataformas de Fotografia
Com o avanço da fotografia digital, muitos fotógrafos iniciantes cometem o erro de não explorar as plataformas de fotografia para promover e vender suas imagens.
Muitos iniciantes acreditam que vender fotos é complicado ou que apenas fotógrafos experientes podem lucrar com isso.
Eles acabam limitando suas oportunidades ao depender apenas de trabalhos locais ou trabalhos mais tradicionais como ensaios.
Plataformas como a Fotto estão se tornando líderes no mercado, oferecendo recursos avançados que facilitam a venda de fotos como reconhecimento facial e diversos outros recursos.
A Fotto pode ajudar fotógrafos iniciantes a entrar na fotografia de esportes e eventos, simplificando a venda de fotos e proporcionando uma experiência eficiente tanto para fotógrafos quanto para os clientes.
Conclusão
Cometer erros faz parte de ser iniciante na na fotografia, mas evitá-los pode acelerar seu progresso e melhorar significativamente suas fotos.
Escolher uma câmera pelos megapixels, confiar no modo automático, ignorar a composição e iluminação, não editar as imagens e não explorar plataformas digitais são equívocos comuns, mas todos podem ser corrigidos com prática e estudo.