A presença online é a base para fotógrafos que desejam se destacar no mercado fotográfico, seja como profissionais experientes ou amadores em busca de novas oportunidades.
O que você vai aprender neste artigo é que uma presença online bem estruturada permite que você consiga mais clientes, demonstre maior profissionalismo e credibilidade, e finalmente também monetize seu trabalho de forma prática e acessível.
Além disso, mais do que apenas marcar presença nas redes sociais, uma presença online ideal vai ser uma das suas armas para criar uma identidade e marca com estilo e valores pessoais.
Com isso, vamos começar nos aprofundando no conceito de presença online e que resultados uma excelente presença online pode trazer para você e seu negócio.
O que é Presença Online e Importância para Fotógrafos
A real definição de presença online é o conjunto de todas as informações, conteúdos e interações que você tem no ambiente digital.
Isso inclui perfis em redes sociais como Instagram e Facebook, um portfólio online profissional em plataformas como a Fotto, contribuições em blogs, fóruns e comunidades de fotografia, e plataformas de venda de fotos, onde você pode comercializar seus trabalhos.
Sobre por que ter uma boa presença online é essencial para um fotógrafo, a resposta é simples.
Fotógrafos são profissionais cuja arte e trabalho dependem diretamente da visibilidade de seus portfólios e da confiança que transmitem a potenciais clientes.
Uma presença online eficaz é a maneira mais acessível e poderosa de expor sua arte, atrair novos projetos e se conectar com um público amplo.
Além disso, a fotografia é um campo altamente visual, o que torna o ambiente digital rico em imagens e vídeos.
Estar presente online permite que fotógrafos criem autoridade no setor, alcancem clientes que talvez não encontrassem localmente e transformem sua paixão por fotografia em um negócio sustentável e lucrativo.
5 Passos para Construir uma Presença Online Ideal como Fotógrafo
Agora que você está convencido por que é importante ter uma presença online muito boa como fotógrafo, listamos 5 passos para finalmente conseguir ter sua presença online ideal de maneira acessível e fácil:
1. Crie um Portfólio Online com Fotto
A Fotto é uma plataforma completa para fotógrafos de eventos e esportes.
Com ela, você pode criar sua presença online ideal e sem gastar nada pois a plataforma não tem planos para assinar e todos os recursos, incluindo armazenamento ilimitado e reconhecimento facial são grátis.
A forma como Fotto ajuda na sua presença online é de duas maneiras. Primeiro a Fotto disponibiliza um portfólio em seu perfil, ou seja, você vai ter seus trabalhos de forma organizada e profissional em um só lugar.
Vale ressaltar que a na atual versão da Fotto, o portfólio online é automático. Ou Seja, seus trabalhos aparecerão automaticamente em ordem dos mais recentes e os clientes interessados poderão navegar pelos eventos e até comprar as fotos caso eles tenham sido fotografados.
Em segundo lugar, como vamos ver a seguir, todos os trabalhos publicados na Fotto são públicos e buscáveis através do Google e outros buscadores.
Um dos motivos para fotógrafos usarem a Fotto é a a própria tecnologia da Fotto e como todas tudo que você publicar fica online com rapidez e altamente encontrável via Google.
2. Reforce sua Presença Online nas Redes Sociais
Todos fotógrafos tem uma conta no Instagram e Facebook.
Mas como segundo passo sobre como criar uma boa presença online é reforçar sua presença nas suas principais redes sociais.
Isso é um item básico no manual de como ter a presença online ideal para seu negócio, e vale muito para fotógrafos.
Afinal, as redes sociais, principalmente o Instagram, serão ferramentas indispensáveis para quem busca encontrar clientes que se identifiquem com seus trabalhos e suas fotografias.
Além do Instagram e Facebook, que são parte de uma mesma empresa, a Meta, considere criar um perfil também no Pinterest.
O Pinterest para Fotógrafos pode significar novos seguidores e novos projetos para você diversificar sua renda.
Principalmente se você tiver engajado com a fotografia imobiliária, gastronômica e efotografia still, o Pinterest pode se tornar um canal novo online importante.
3. Cuide do SEO nas suas presenças online
O SEO (Search Engine Optimization) é hoje em dia uma tecnologia muito acessível para profissionais de plataformas digitais.
As plataformas em geral estão permitindo que, com muito pouco esforço, profissionais otimizem seus conteúdos para que sejam encontrados nos mecanismos de busca, fortalecendo sua presença online..
Para fotógrafos, essa presença online através de SEO é uma excelente oportunidade de destacar portfólios, galerias e serviços, tornando suas fotos mais visíveis para clientes que estão pesquisando por serviços específicos, como fotógrafos esportivos em uma cidade qualquer.
Na Fotto, você possui uma presença online diferencia através do Google já que a Fotto automaticamente otimiza para ótimos resultados de visibilidade por SEO.
4. Participe de Comunidades e Fóruns
Comunidades online são ótimos lugares para aprender, compartilhar experiências e fortalecer sua presença na internet.
O que uma comunidade ou um fórum pode ajudar a construir uma presença online mais forte?
A resposta é também simples: rede de contatos.
Ao aumentar sua rede de contatos online, você consegue ganhar visibilidade através de engajamento e troca de informações.
Ao ser um fotógrafo mais ativo online, você automaticamente aumenta sua exposição e atrai interessados pelo seu trabalho ou para fazer alguma parceria.
5. Publique Conteúdos Educacionais
Outra excelente oportunidade para fortalecer sua presença online é criando um blog ou conteúdos digitais como artigos e tutoriais para sites, YouTube e redes sociais.
Ao criar conteúdos sobre temas como a importância de ter uma boa presença online como fotógrafos ou como se tornar um fotógrafo, vai ajudar, além da visibilidade, a construir sua autoridade e a fidelizar seu público.
Conclusão
A presença online para fotógrafos não apenas aumenta sua visibilidade, mas também cria oportunidades para se conectar com clientes, vender serviços e destacar sua marca.
Para fotógrafos que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, construir uma presença online muito boa é ainda mais fundamental.
Usar plataformas como a Fotto potencializa esses benefícios, oferecendo facilidade de monetização, portfólio automático e ferramentas de SEO, tudo em um só lugar e de maneira gratuita.