Fotografia Corporativa: Guia Completo para Fotógrafos Profissionais

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Fotografia Corporativa: Guia Completo para Fotógrafos Profissionais
Photo by Alexandre Pellaes.

A fotografia corporativa desempenha um papel fundamental na construção e manutenção da imagem de uma empresa.

Com o aumento da competitividade no mercado, a maneira como uma empresa se apresenta visualmente pode ser o diferencial entre o sucesso e a estagnação.

Hoje em dia, a fotografia corporativa representa um dos melhores nichos da fotografia para fotógrafos atuarem por causa que a importância das imagens para as empresas, tanto para fortalecer a sua marca, melhorar a comunicação visual, aumentar a credibilidade, como para impulsionar as vendas seja em locais físicos como online, em e-commerce ou marketplaces como o mercado livre.

O que é Fotografia Corporativa?

Fotografia corporativa é um tipo de fotografia vai muito além do retrato corporativo, ela é uma especialização da fotografia voltada para empresas com o objetivo de capturar a essência da marca, promover seus produtos ou serviços e fortalecer sua presença no mercado.

Diferente de outros estilos fotográficos, a fotografia corporativa é portanto estratégica, isso significa que ela visa transmitir uma mensagem clara e coerente dos valores da empresa e muitas vezes tem um papel crítico nos resultados de vendas e crescimento no mercado.

Importância da Fotografia Corporativa

Cada foto tirada pelo fotógrafo corporativo precisa de um contexto pré alinhado com os responsáveis na empresa.

Este alinhamento é crítico para que os os objetivos de comunicação da empresa, como transmitir profissionalismo, inovação ou acessibilidade, possam estar presentes nas fotografias corporativas.

A fotografia corporativa como mercado, além de ser muito promissor, é também muito desafiado para fotógrafos que desejam ingressar no segmento empresarial da fotografia.

Mas neste artigo, iremos dar várias dicas que vão fazer a diferença para você iniciar e crescer de maneira sustentável no mercado da fotografia corporativa.

Lembre-se que a fotografia corporativa, embora ofereça um potencial de ganho bem maior que a maioria dos outros tipos de fotografia, também vai exigir muita dedicação, profissionalismo e ótimos equipamentos fotográficos para uma grande variedade de trabalhos.

A Fotografia Corporativa - Conceitos Práticos Importantes

Podemos dizer que o principal objetivo dos fotógrafos corporativos, além de evidentemente fazer um ótimo trabalho quando solicitado, é de se tornar um parceiro de longo prazo para as empresas.

Imagine você sendo chamado frequentemente para documentar não apenas eventos e lançamentos de produtos, mas também para ajudar a construir uma narrativa visual contínua e consistente tanto de produto.

A fotografia corporativo tem um conceito muito sedutor de fazer a diferença na forma como as empresas se lançam ao mercado, de como elas usam imagens para vender seus produtos e serviços.

Fotógrafos corporativos vão sempre, na prática, desempenhar um papel muito importante na criação da imagem pública da empresa.

Mas para isso, o fotógrafo que estão está familiarizado com marketing e ecommerce, ou que tem dificuldade para tratamentos comerciais ou ainda não possui um fluxo comercial definido com propostas e contratos, pode sentir grande dificuldade para começar.

Se você está sentido um pouco a pressão, tenha calma porque a fotografia corporativa possui vários tipos ou subnichos para você atuar, cada um deles possui muitas vezes um fluxo e abordagem mais facilitada que outros, dependendo, claro, da empresa que você for atuar.

Principais Tipos da Fotografia Corporativa

Para te ajudar a se tornar um fotógrafo corporativo e crescer nessa área incrível da fotografia profissional, selecionamos algumas das principais maneiras de trabalhar com a fotografia corporativa.

Veja a seguir como a fotografia corporativa é ampla de possibilidades e oportunidades, e é importante você sempre começar pelo tipo de trabalho que você se sente mais confortável e preparado:

Fotografia Corporativa de Retratos de Executivos e Equipe

Captura fotos profissionais de líderes e colaboradores.

Seu foco é geralmente ajudar a humanizar a empresa, mostrando as pessoas por trás da marca.

Essas imagens são frequentemente usadas em perfis de LinkedIn, no site da empresa e em materiais de comunicação interna.

Fotografia Corporativa de Produtos e Serviços

Essa é uma especialização da fotografia corporativa muito interessante e exigente.

A fotografia de produtos e serviços da empresa é feita para tornar cada produto ou serviço atraente para campanhas publicitárias, catálogos, e-commerce e apresentações de vendas.

É muito importante ao fotógrafo estar bem preparado para fazer esse tipo de captura de produtos e/ou serviços porque a qualidade das fotos dos produtos e serviços pode impactar diretamente as vendas, uma vez que elas precisam destacar os benefícios e a utilidade dos produtos.

Fotografia de Eventos Corporativos

Cobrir eventos como conferências, workshops, e lançamentos de produtos é outra área vital da fotografia corporativa.

Essas fotos podem ser usadas para promover futuros eventos, reforçar a presença da marca nas redes sociais, ou criar conteúdo para materiais internos de treinamento e comunicação.

Fotografia Corporativa de Ambientes

Fotografias dos escritórios, fábricas ou outros ambientes corporativos ajudam a ilustrar a cultura e o ambiente de trabalho da empresa.

A fotografia de ambientes também é conhecida como fotografia de design e interiores é uma especialização muito importante da fotografia que todo fotógrafo corporativo que quer se estabelecer nessa área precisa aprender.

A Fotografia Publicitária: Indo Além da Fotografia Corporativa

Dependendo das fotografias exigidas pela empresa para fins de uma campanha publicitária, a fotografia corporativa migra completamente para outra área, que é a fotografia publicitária.

Na fotografia publicitária, cada imagem precisa ser cuidadosamente planejada, discutida anteriormente.

Dependendo do porte da campanha, a empresa pode gastar milhões de reais com anúncios a imagem a ser divulgado precisa estar perfeita para capturar a atenção do público e gerar engajamento.

Existem workshops e cursos específicos para fotografia publicitária e é altamente recomendado você fazer um curso antes de assumir a fotografia de uma grande campanha publicitária.

A Fotografia de Eventos: Um Novo Mercado para Fotógrafos

A fotografia de eventos é sem dúvida um novo mercado para fotógrafos por que empresas estão cada vez mais criando uso do marketing físico por assim dizer.

Dessa forma, a fotografia de eventos empresariais nada mais é que uma modalidade dentro da fotografia corporativa que cobre uma infinidade de possibilidades dentro da empresa, incluindo palestras, reuniões, retratos em equipe, encontros para promover produtos, festas etc.

Os eventos corporativos também podem assumir diversos portes, como ser algo pequeno, como uma reunião ou workshop de equipe, ou ser um evento de grande escala com milhares de participantes.

Foto por Gui Sampaio.

Dicas para Fotógrafos Corporativos

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a capturar os melhores momentos de um evento corporativo, de retratos e campanhas, além de fazer fotos de produtos e serviços com excelente qualidade.

1. Planejamento é Crítico

Antes de ir para um evento ou conversar com a empresa sobre o lançamento de um produto, ou de uma convenção, pesquise antes para chegar preparado para a reunião.

Após entender o tipo de fotografia corporativa solicitado, faça um planejamento de como fará as fotos, os equipamentos necessários e quaisquer outros requisitos, como porte da equipe e outras necessidades.

2. Equipamento Adequado

Antes da captura, cheque todos os seus equipamentos e procure chegar antes para checar as condições da luz, acesso a energia e ter tempo para planejar como as fotos serão feitas.

3. Fique atento aos detalhes dos Eventos Corporativos

Os eventos corporativos são replet0s de detalhes interessantes, desde as decorações até os trajes dos participantes.

Esteja atento a esses detalhes e procure capturá-los em suas fotos.

Eles podem ajudar a contar a história do evento e adicionar contexto às suas imagens.

Outra dica para boas fotos de eventos corporativos é a diversidade das fotos, ou seja, a quantidade das fotos também vai importar bastante.

4. Atenção redobrada as palestras e painéis

As palestras e painéis são uma parte importante de muitos eventos corporativos.

E muitas vezes, elas ocorrem ao mesmo tempo, dependendo do tamanho do congresso, conferência ou convenção.

Portanto, esteja atento as palestras e seus momentos-chave, e procure cobrir os eventos em paralelo para não deixar nenhuma atividade de fora do registro.

5. Interaja com equipe e participantes

Na captura das fotografias corporativas, ou durante um evento, não tenha medo de interagir com a equipe, pedindo permissão para fazer uma fotografia diferente, criativa e até mais ousada.

Uma das tendências importantes da fotografia corporativa são as fotos autênticas e espontâneas.

Procurar conhecer um pouco mais sobre o contexto e as pessoas envolvidas ajudará a quebrar o gelo e facilitar a colaboração.

6. Esteja aberto a momentos inesperados

Em lançamentos de produtos ou em eventos corporativos, a fotografia corporativa é cheia de imprevistos.

E muitos desses momentos imprevisíveis podem proporcionar momentos emocionantes para fotografar.

Fique atento a momentos de emoção, risos e interações únicas entre os participantes de um evento é uma dica valiosa,.

Outra é capturar clientes quando vêem um produto pela primeira vez.

7. Pós-Produção Eficiente

Após a captura do trabalho corporativo, o processo de pós-produção precisa também ser eficiente.

Organize as fotos por trabalhos ou sessões para facilitar a edição de fotos.

Ajuste a exposição e a cor para manter a consistência em todas as imagens de cada trabalho corporativo.

Entregar rapidamente as fotos editadas à empresa não apenas aumenta a satisfação, mas também potencializa as chances de ser contratado para futuros trabalhos.

Como Vender Suas Fotos Corporativas Online


Plataformas online, como a Fotto, representam uma revolução na forma como os fotógrafos gerenciam e vendem suas fotos cooperativas.

Um dos destaques da Fotto é que a plataforma automaticamente oferece reconhecimento facial e outros filtros para os fotógrafos, e isso permite que a galeria das fotos fique além de visualmente atrativa, muito eficiente para os participantes encontrarem suas fotos.

Use a Fotto sempre que desejar vender suas fotos online.

Conclusão

A fotografia corporativa é uma área dinâmica e em constante evolução, que oferece inúmeras oportunidades para fotógrafos que desejam se especializar no segmento empresarial.

Com a crescente valorização da imagem e da comunicação visual no mundo dos negócios, a demanda por fotógrafos corporativos competentes e criativos nunca foi tão alta.

Ao dominar os conceitos e práticas da fotografia corporativa, você estará melhor preparado para atender às expectativas de seus clientes e contribuir significativamente para o sucesso deles.