Como preparar suas fotos para vender na Fotto: Guia Prático

· 4 minutos de leitura
Como preparar suas fotos para vender na Fotto: Guia Prático

Neste guia você vai aprender como você deve preparar as suas fotos para venda na Fotto de maneira a conseguir melhores resultados, tanto de vendas, como de experiência de uso para você e as outras pessoas.

A plataforma Fotto foi pensada para que fotógrafos não tenham que se preocupar com detalhes técnicos para conseguir vender suas fotos.

Porém, como você vai ver aqui nesse artigo, temos algumas recomendações gerais importantes para compartilhar e vamos fazer isso de maneira bem objetiva e rápida.

O que você vai aprender com este guia:

  • Formatos de arquivo aceitos na Fotto
  • Como enviar suas fotos sem lentidão
  • Espaço de cor recomendável (Edição)
  • Dicas para melhor qualidade da imagem

 Fotografias da Capa: Luciano Brew.

Os Tipos de Arquivos Aceitos na Fotto

Como você deve saber, o tipo ou formato de arquivo JPG (Jpeg) é universalmente aceito, e é o formato que 99,9% dos fotógrafos usam para entregar suas fotos aos clientes.

Na Fotto, além do formato JPG, aceitamos o formato HEIC da Apple.

Lembre-se que sua câmera pode também fotografar no formato RAW. Porém, para enviar a Fotto, o formato RAW precisa passar por uma pós-produção em softwares como o Lightroom, gerando o arquivo JPG.

Muitos fotógrafos já realizam o clique com a configuração da câmera no formato JPG, buscando a melhor fotometria e outros ajustes. Isso resulta em um arquivo praticamente pronto para enviar de forma rápida à Fotto.

Qual o Tamanho Ideal dos Arquivos para Carregar na Fotto?

Independente da plataforma que você usar, fotos com tamanho de arquivo muito grandes podem demorar mais para serem carregadas. Além disso, pode dificultar para o cliente baixar e usar essas imagens.

Na Fotto, nossa recomendação é escolher um tamanho de arquivo entre 3 MB e 10 MB

Embora o tamanho máximo dos arquivos na Fotto seja de 30 MB, recomendamos que o tamanho do arquivo a ser carregado seja pensado para o uso geral dos clientes, que tendem a usar as fotos para registro e para compartilhar com amigos e nas suas redes sociais.

Exemplo Prático

Veja abaixo uma sugestão de exportação em 8 Megapixels, resultando num arquivo em alta resolução com poder de impressão de aproximadamente 20x30cm e tendo um tamanho ocupando no seu HD de 2,42 MB.

Tela Lightroom: Exportação do arquivo.
 Tela Lightroom: Propriedades de arquivo.
Propriedade do arquivo.

Um ponto importante é que, por se tratar de um arquivo para ser vendido e entregue pela plataforma Fotto, em alta resolução, a imagem foi configurada para exportação tendo 300 DPI.

Uma dúvida comum é: como uma imagem em alta resolução, com 300 DPIs, fica com tamanho de apenas 2,42 MB?

A resposta é a compressão do arquivo. Softwares como Lightroom permitem a redução do tamanho do arquivo sem percebermos a perda de qualidade. No exemplo acima, ao baixar a qualidade de 100 para 92, reduzindo o tamanho da imagem pela metade.

Dimensão Ideal

Fotos com pelo menos 2.800 pixels de largura são excelentes para uso no desktop, celular e também para impressão. 

Mas caberá aos fotógrafos definirem também qual a dimensão que faz mais sentido de acordo com o tipo de evento fotográfico ou a imagem específica a ser publicada na plataforma.

DPIs Mínimo

A Fotto recomenda que as fotos publicadas na plataforma tenham no mínimo 200 DPIs de resolução visando garantir uma boa qualidade de impressão.

Uma das vantagens da Fotto é conectar fotógrafos aos clientes que buscam suas fotos tanto para uso digital como também para impressão em papel ou em objetos decorativos personalizados.

RGB ou CMYK?

Como as telas de computadores e celulares são RGB, todas as fotos usando cores CMYK devem ser convertidas para RGB antes do carregamento.

O mundo da exibição de cores diante das telas de celulares e computadores é através da iluminação de pixels e suas cores são reproduzidas através do sistema RGB (Red - Vermelho, Green - Verde e Blue - Azul).

Não temos o conhecimento de alguma câmera fotográfica que faça a geração de arquivos no formato CMYK, que é o utilizado na impressão gráfica de imagens. 

Mas se por acaso seu arquivo estiver neste formato, é importante efetuar a devida conversão para o modo RGB. 

Desta forma, o que você ver em sua tela será muito mais próximo do que seu cliente verá também quando receber suas imagens pela Fotto.

Mesmo com as câmeras clicando em RGB, em seu equipamento fotográfico, ou na exportação do Lightroom, é sugerido configurar os mesmos para utilizar do “Espaço de Cor sRGB”.

Algumas pessoas utilizam o “Espaço de Cor Adobe RGB” com o intuito de buscar mais qualidade. A verdade é que este “Espaço de Cor” retém mais cores na captação ou na geração final do JPG via o Lightroom. 

Porém as telas de celulares, tablets e monitores de computador e também as revelações e álbuns fotográficos possuem uma relação de maior fidelidade diante da configuração como a RGB.

Dicas Finais

Aqui listamos algumas dicas finais que buscam otimizar suas imagens bem como buscar melhores resultados na qualidade e na experiência de compra na plataforma Fotto:

  • Reduza o tamanho do arquivo das fotos para ficarem menores que 6 MB;
  • Busque um volume de megapixel próximo a 8mpx, o que proporciona uma boa impressão, caso necessário;
  • Lembre-se de usar a redução de qualidade no Lightroom no ato da exportação, como visto anteriormente ;
  • Dê preferência para o tipo de arquivo JPG;
  • Assegure que suas fotos estão usando RGB e no espaço de cor sRGB;
  • Busque uma fotometria precisa com a seleção do formato de arquivo e espaço de cor correta.

Dica: Megabytes é diferente de Megapixel. Megabyte é o quanto o arquivo ocupa de espaço em seu HD e Megapixel é o volume de pixels que a sua imagem tem!

Conclusão

Ao aplicar essas boas práticas para preparação das suas fotos para venda online na Fotto, você terá melhores resultados, tanto nas vendas como também na experiência e satisfação do seu cliente.

Aproveite e conheça outras dicas e estratégias para fotógrafos que estão no Blog da Fotto e no YouTube.