No cenário atual, ter um portfólio online não é apenas uma opção, mas uma necessidade para fotógrafos, deisgners e artistas visuais.
Com a modernização de sites e plataformas, o portfólio online se tornou um verdadeiro Curriculum Vitae, sendo capaz de destacar, de maneira bastante interativas, os talentos e habilidades de profissionais.
No entanto, muitos pensam que portfólios online são mera ferramentas visuais que servem para "enaltecer" os melhores trabalhos de um profissional.
Neste artigo, vamos mostrar que o conceito de portfólio online não é só uma ferramenta ou estratégia de marketing, é uma ferramenta de negócio, e como tal, o portfólio tem também como função ajudar a captar clientes e crescer o negócio.
O que é Portfólio Online?
O que é exatamente um portfólio online? É um site de fotos ou uma rede social que você divulga para mostrar seus melhores trabalhos?
Na verdade, você pode ter seu portfólio online em qualquer local ou plataforma digital, desde, calor, ele tenha duas características: ser acessível online e ser encontrável pelos motores de busca como o Google.
Se portfólio online é sua vitrine onde você mostra seus melhores trabalhos, ele precisa ser compartilhável e também ser encontrável, ou seja, qualquer pessoa possa encontrar usando o Google.
O bom de definir um portfólio online como sendo um conjunto de trabalhos acessível e também encontrável facilmente, nos permite entrar agora nas plataformas de portfólio que existem no mercado.
As plataformas mais conhecidas para criar portfólios online incluem Fotto, Alboom, Behance, entre outras.
E quais as principais características dessas plataformas de portfólio online que você vai encontrar?
Além de oferecem recursos de carregar fotos, projetos e diversas personalização e dados pessoais, elas possuem grande otimização para motores de busca, ou seja, possuem SEO.
Com tudo isso, podemos concluir que portfólio online é algo vital para quem quer ser visto e conhecido de maneira adequada, como também, ser encontrado de forma eficaz por potenciais clientes.
O que o Portfólio Online Agrega Para o Negócio?
Como acabamos de aprender sobre a definição de portfólio online, ela não é só uma vitrine digital para exibir trabalhos, mas sim uma poderosa ferramenta de negócio.
Em que sentido o portfólio online consegue impactar um negócio?
Profissionais como fotógrafos, designers e artistas visuais podem transformar seus portfólios online em um canal ativo de geração de receitas e oportunidades.
Vamos explorar agora um pouco mais a fundo como um portfólio online vai impactar seu negócio para trazer melhores resultados.
1. Atração de Clientes
Um portfólio online bem estruturado não só impressiona, mas também atrai clientes de maneira orgânica.
Com o SEO, ele pode aparecer nas primeiras páginas de resultados do Google, facilitando que empresas e consumidores encontrem o profissional ideal para suas necessidades.
2. Canal de Vendas
O portfólio online pode ser um canal direto entre você e os clientes, eliminando intermediários e criando uma experiência de compra simples e rápida para os clientes.
Plataformas como a Fotto possibilitam que fotógrafos vendam fotos de eventos diretamente através de seus perfis, ou seja, nesse caso o portfólio online se torna um ecommerce de vendas.
3. Construção de Autoridade
Outro aspecto importante para o negócio que o portfólio online agrega muito: demonstrar o trabalho de um profissional, reforçando sua seriedade e compromisso com o mercado.
E o que essa construção de autoridade propicia na prática?
O portfólio online pode, ao destacar a autoridade, ser compartilhado em redes sociais, enviados em propostas, e até ser referenciado em blogs e artigos importantes.
E na prática, isso facilita a conexão com outros profissionais e empresas, criando oportunidades de colaboração e parcerias.
4. Alcance Internacional
A internet derruba barreiras geográficas, permitindo que profissionais criativos acessem mercados internacionais.
E aí um bom portfólio online, traduzido para o inglês, espanhol ou outro idioma, pode pode atrair clientes de várias partes do mundo, ampliando significativamente as possibilidades de negócio.
Principais Tipos de Portfólio Online
Os portfólios online podem variar conforme a área de atuação do profissional ou da arte visual.
Cada tipo possui características específicas que atendem às necessidades de diferentes públicos e mercados.
Abaixo, exploramos os principais tipos de portfólio online e como utilizá-los de forma eficaz.
1. Fotografia
O portfólio fotográfico é ideal para fotógrafos que desejam exibir suas especializações e habilidades.
Caso você seja um fotógrafo esportivo ou trabalhe na fotografia social, como casamentos e eventos, você pode ter um portfólio online de fotografia com muita qualidade e que reflita seu estilo.
Entre os portfólios online mais famosos de fotografia você encontra em plataformas como Fotto e Alboom.
2. Design
Já o portfólio de design é utilizado por designers gráficos, de produto ou de interfaces.
Como portfólio online na área de design, você pode incluir seus projetos de branding, embalagens, websites e outros trabalhos criativos.
Plataformas como Behance ou Alboom são ideais para criar portfólios online de design.
3. Artístico
Artistas visuais, como ilustradores, pintores e escultores, podem criar e usar portfólios online para destacar o estilo, a originalidade e a história por trás de suas obras.
Normalmente os portfólio online mais artísticos possuem conceitos inspiradores, e isso cria uma conexão emocional com o público, ajudando na divulgação.
Para criar portfólios online, o ideal é usar criadores de site como o Alboom Prosite.
4. Projetos
Para profissionais que atuam em outras áreas, um portfólio online de projetos pode ser a solução, servindo como um portfólio profissional na internet.
E o que você pode ter em seu portfólio profissional online?
Você pode separar seus trabalhos por tipo ou área de atuação para facilitar a navegação, e oferecer um layout e a estrutura que também reflita todas as qualidades que um portfólio online precisa ter.
Um dos diferencias dos portfólios online multidisciplinares, ou de projetos gerais, por assim dizer, é agregar descrições claras para explicar como cada trabalho teve seus resultados, incluindo detalhamentos para quem busca mais informações.
Conclusão
O portfólio online é uma ferramenta indispensável para profissionais criativos que desejam se destacar no mercado.
Mais do que uma simples vitrine de trabalhos, ele é um canal estratégico para atrair clientes, vender serviços ou produtos e consolidar a sua marca pessoal.
Independentemente de ser um fotógrafo, designer ou artista visual, investir em um portfólio bem estruturado, dinâmico e atualizado é fundamental para aproveitar as oportunidades que o mundo digital oferece.
Caso você seja um fotógrafo, ou organizadora de vento, plataformas a Fotto facilita a criação de um portfólio online simples e eficiente, combinando exibição de trabalhos e funcionalidades de venda em um único lugar.