3 Lições Aprendidas em 2024 pelo CEO da Fotto e Alboom

· 5 minutos de leitura
3 Lições Aprendidas em 2024 pelo CEO da Fotto e Alboom

O ano de 2024 foi marcado por desafios e aprendizados que não apenas moldaram minha liderança, mas também definiram novos rumos para a Alboom e a Fotto.

Neste artigo, compartilho três lições profissionais que considero as mais valiosas, com o potencial de inspirar líderes, empreendedores e profissionais que buscam crescimento sustentável e um propósito mais claro na execução de suas estratégias.

Marcelo Moscato (CEO da Alboom e Fotto) junto com Arquimedes Ferreira (CTO), Marcelo Tesser (CMO) e Equipe no Alboom Summit 2024.

1. A Melhor Forma de Marketing é a Autenticidade

Uma das maiores lições de 2024 foi compreender que a autenticidade é a base de um marketing verdadeiramente eficaz e sustentável.

E me arrisco a ir além: acredito que o marketing moderno já percebeu que é necessário entregar resultados sem ultrapassar a linha da "responsabilidade".

Mas o que significa ser autêntico no marketing?

Minha mãe sempre dizia: a mentira tem perna curta.

Ser autêntico no marketing é, antes de tudo, falar a verdade — e isso não significa ser blasé ou monótono.

A autenticidade que quero destacar aqui vai além de simplesmente descrever um produto.

É sobre mostrar ao mercado os valores da empresa, suas motivações e até mesmo como enfrentamos os desafios.

Como aprendi essa lição em 2024?

No lançamento da Fotto, decidimos ser transparentes sobre nossas limitações iniciais.

Não esperamos que os clientes comparassem por conta própria; avisamos antes.

Tanto em workshops quanto em vídeos, anunciamos que a Fotto era uma plataforma nova — chegamos a dizer que era um "bebê" ainda em seus primeiros passos.

Com o passar das semanas, essa postura autêntica se mostrou essencial.

Foi a autenticidade que nos trouxe tranquilidade para nos comunicarmos com os fotógrafos.

Fomos francos sobre as funcionalidades que outras plataformas ofereciam e que ainda não tínhamos, mas usamos a mesma transparência para destacar nossos pontos fortes.

Fomos incisivos em explicar que escolhemos priorizar as funcionalidades que considerávamos mais importantes.

Por exemplo, a possibilidade de comprar fotos sem necessidade de cadastro foi uma escolha estratégica que defendemos com convicção.

Explicamos por que essa funcionalidade era relevante e como ela nos tornava únicos no mercado.

Essa abordagem transparente e autêntica não só nos diferenciou, mas também construiu confiança e alinhamento com nossos clientes, criando uma base sólida para o futuro da Fotto.

Marcelo Moscato (CEO da Fotto/Alboom) e Marcelo Tesser (CMO da Fotto/Alboom)

2. Coloque o Cliente em Primeiro Lugar

Outra lição marcante de 2024 foi reafirmar a importância de colocar o cliente no centro de todas as decisões estratégicas e operacionais.

Olhando para a Fotto como um negócio de marketplace, identificamos dois tipos de clientes principais: a) fotógrafos e organizadores; b) consumidores (atletas e participantes de eventos).

Quando digo que colocar o cliente em primeiro lugar é uma grande lição, refiro-me a todos os tipos de cliente que um negócio se propõe a atender.

Em 2024, enfrentamos diversas iniciativas e decisões importantes, e priorizar o cliente foi essencial para acertarmos e termos a tranquilidade de transformar cada decisão relevante em um marco positivo para o negócio.

Workshop com fotógrafos em Curitiba.

Todos os líderes que admiro têm algo em comum: colocam o cliente no centro do negócio.

É evidente que os resultados financeiros são muito importantes, assim como a valorização da equipe interna, as parcerias e o marketing.

Contudo, o sucesso sustentável de um negócio provém de uma matriz de sustentação que, na minha opinião, está na geração de valor para o cliente.

Entregar valor real para os clientes e garantir que eles permaneçam engajados e satisfeitos deve ser o objetivo número um.

Trazendo um pouco da nossa história, posso afirmar que, tanto na Alboom quanto mais recentemente na Fotto, o cliente sempre foi o fator decisivo em quase todas as decisões importantes.

Em 2024, reforçamos essa prioridade ao criar a Fotto e apostar em um modelo que gerasse mais valor para os fotógrafos e também para os consumidores finais.

Essa visão de colocar o cliente em primeiro lugar foi fundamental para o grande sucesso da Fotto em 2024 e continua sendo um pilar importante para o crescimento sustentável da Alboom como um todo.

Para 2025, publicamos o artigo 7 Compromissos da Fotto com o Mercado, no qual deixamos muito claro o que significa uma estratégia centrada no cliente e como isso moldará nosso futuro.

Bravus Race em 2024 - Equipe Fotográfica + Marcelo Moscato, Arquimedes Ferreira e Marcelo Tesser.

3. Execução com Propósito

A terceira, e talvez mais profunda, lição de 2024 foi reconhecer a força de um lema que tem inspirado a Fotto desde o início: Vamos vencer juntos!

Mais do que um simples slogan, essa frase reflete nossa crença de que o sucesso é coletivo e que os desafios são superados com esforço conjunto, seja entre os membros da equipe interna ou junto aos nossos clientes.

Liderar vai além de ter visão estratégica; é sobre inspirar as pessoas ao seu redor a acreditar que podem superar limites e alcançar a excelência.

Workshop de Fotografia Fotto em Belo Horizonte.

Ao enfrentar desafios, percebemos que, no ecossistema da Fotto – especialmente em nosso modelo de marketplace –, todos compartilham dificuldades similares, e que a colaboração entre as partes pode ser a chave para superá-los.

Foi exatamente isso que buscamos ao adotar o lema Vamos vencer juntos!

Fico imensamente feliz em ver que a comunidade abraçou e se identificou com essa ideia.

Posso afirmar que nossa missão de Democratizar a Fotografia e Gerar Renda está perfeitamente refletida nesse lema, que incorpora de forma genuína o conceito de executar com propósito.

Conclusão

As lições aprendidas em 2024 reafirmam valores que considero indispensáveis para qualquer liderança: autenticidade, foco no cliente e a crença no poder do coletivo – ou, simplesmente, na execução com propósito.

Esses princípios foram a base do sucesso da Alboom e da Fotto até aqui e continuarão a nos guiar rumo a um futuro de realizações ainda maiores.

O lema Vamos vencer juntos não é apenas uma frase motivacional; é uma filosofia que permeia todo o ecossistema Alboom + Fotto.

Mais do que palavras, é um chamado para ação, uma visão compartilhada que une fotógrafos, clientes, parceiros e nossa equipe em torno de um propósito comum: crescer juntos, superar desafios e alcançar novos patamares.

Estamos comprometidos em transformar essa filosofia em um movimento que inspire e fortaleça todos ao nosso redor.

Afinal, juntos somos mais fortes e capazes de transformar desafios em oportunidades de sucesso.

#VamosVencerJuntos.

Abraços, Marcelo Moscato