As métricas de fotografia (KPIs - Key Performance Indicators) são indicadores que ajudam o profissional ou empresa a gerenciar o negócio.
Se você quer uma definição para métrica, métrica nada mais é que um número ou porcentagem que vai te ajudar a saber como o negócio está indo, se está vendendo bem, se as vendas estão crescendo e até se a produtividade está boa.
Para quem vive de fotografia, acompanhar as métricas é algo essencial.
E de quais as métricas estamos falando que os fotógrafos precisam acompanhar?
Neste artigo vamos listar o que consideramos as 10 mais importantes métrica, entre elas o número de fotos vendidas, receita total e também algumas métricas bem específicas como taxa de conversão e avaliações dos clientes.
As 10 Métricas Essenciais para Quem Vive da Fotografia
Veja então aqui as 10 melhores métricas para você monitorar e melhorar seus resultados de fotografia.
1. Número de Fotos Vendidas
O número de fotos vendidas é a métrica mais direta e simples para avaliar o sucesso de suas vendas de fotos online.
Medir as fotos vendidas é particularmente útil no mês ou por um determinado período.
Mas em certas situações, especialmente na fotografia de eventos, medir o número de fotos vendidas é algo essencial já que pode haver uma expectativa pré estabelecida ou uma meta para se cumprir.
Por exemplo, se você vender 50 fotos em um só evento, isso pode indicar que seu trabalho está atendendo às expectativas dos clientes.
Uma dica especial sobre o número de fotos é usar essa métrica para avaliar a popularidade e a demanda por tipos específicos de fotos.
Por exemplo, você poderá avaliar qual tipo de foto vende mais, se é uma fotografia horizontal ou se é um foto com enquadramento mais fechado, etc.
2. Vendas Totais ou Receita Total
As Vendas Totais, também referido como Receita Total, é o valor total de vendas gerado por suas fotos.
Por exemplo, se você gerou R$ 5.000 em vendas no último mês, isso reflete seu sucesso financeiro ou suas vendas propriamente ditas.
Esta métrica é fundamental para entender a performance financeira do seu trabalho e calcular o retorno sobre o investimento, ou seja, seu lucro com as vendas de fotos.
3. Taxa de Conversão de Visualizações
A taxa de conversão de visualizações é uma métrica que apresenta o percentual de visualizações de suas fotos que resultaram em vendas.
Por exemplo, se 1.000 pessoas visualizaram suas fotos e 50 compraram, sua taxa de conversão de visualização é de 5%.
Uma alta taxa de conversão indica que suas fotos são eficazes em atrair e convencer os visitantes a comprar.
4. Taxa de Aproveitamento das Fotos ou Taxa de Conversão
A taxa de aproveitamento das fotos, também referida simplesmente como taxa de conversão na plataforma Fotto, é o percentual de fotos carregadas (upload) que foram vendidas.
Por exemplo, se você carregar 100 fotos e 30 fotos foram vendidas, sua taxa de aproveitamento das fotos ou taxa de conversão será de 30%.
Na fotografia esportiva, como corridas e jogos de futebol, a taxa de aproveitamento das foto eventos ou taxa de conversão pode ficar abaixo de 10% devido ao alto volume de fotos necessárias para a cobertura em vários pontos estratégicos.
5. Ticket Médio
O ticket médio da venda, ou simplesmente ticket médio, é uma métrica muito importante da fotografia que representa o valor médio das compras de fotos.
Ou seja, o ticket médio nada mais é que uma medida do valor médio gasto pelos clientes em cada transação.
Por exemplo, se suas vendas totais foram de R$ 2.000 em 100 pedidos, seu ticket médio seria de R$ 20.
O ticket médio acaba sendo uma métrica de fotografia muito importante para ajudar a definir suas estratégias do negócio fotográfico e também a precificação das fotos, que pode ser por tipo de evento ou região.
6. Número de Clientes Únicos
Entende-se por Número de Clientes Únicos uma métrica que mede a quantidade de clientes diferentes que compraram suas fotos.
Por exemplo, se 150 clientes únicos compraram suas fotos no último semestre, você tem uma base bastante diversificada de compradores.
A métrica Número de Clientes Únicos é muito importante para mostrar quantas pessoas diferentes você impactou com sua fotografia, ajudando você a definir como melhor se posicionar e vender novos serviços para elas.
7. Tempo Médio até a Primeira Venda
O tempo médio até a primeira venda é uma métrica bastante específica e pode ser muito interessante para o fotógrafo entender sobre o momento perfeito para publicar suas fotos para vender online.
O KPI tempo médio até a primeira venda é o período que uma foto leva desde o upload até ser vendida pela primeira vez.
Por exemplo, se suas fotos levam em média 15 dias para serem vendidas, você pode ajustar suas estratégias de promoção para reduzir esse tempo.
Para um markeplace de venda de fotos de eventos como a Fotto, o KPI tempo médio até a primeira venda mede a primeira venda de foto da galeria do evento como um todo.
Nesse caso, esse KPI indica o grau de atratividade inicial das suas fotos ou o quanto é o grau de ansiedade para ter acesso as fotos pelos participantes do evento.
Dica: Esse KPI também ajuda a definir estratégias para uma edição de fotos, upload e marketing.
8. Avaliações e Feedback das Fotos
Este KPI mede a média das avaliações e feedbacks recebidos dos clientes para suas fotos.
Por exemplo, se suas fotos têm uma média de 4,8 estrelas em avaliações, isso indica alta satisfação dos clientes.
Dica: Avaliações positivas e feedback construtivo são cruciais para construir sua reputação e identificar áreas de melhoria. Elas também podem influenciar a decisão de compra de novos clientes.
9. Desempenho por Categoria de Foto
Este KPI segmenta as vendas por diferentes categorias de fotos, como fotografia de corrida, fotografia de futebol, fotografia de casamento, etc.
Dica: Com esse KPI você pode descobrir que tipos de esportes você vende mais fotos, e quais tipos de eventos você vende menos.
Como a Fotto Ajuda? A Fotto fornece relatórios detalhados de desempenho por categoria, permitindo que você identifique quais tipos de fotos estão gerando mais receita e ajustando sua estratégia de acordo.
10. Número de Visitas (Tráfego de Visitantes)
O número de visitas, ou tráfego de visitantes, é o KPI que mede o número de visitantes que acessam sua galeria de fotos.
Se você teve 5.000 visitantes no último mês, isso mostra o alcance e a visibilidade do seu evento ou perfil ou portfólio fotográfico do profissional
Afinal, Por que Deve Conhecer Todas Essas Métricas de Fotografia?
Avaliar métricas, estatísticas e relatórios serve para ajudar você a aprimorar seus resultados, suas decisões e também definir novas estratégias de venda.
E na fotografia, as métricas e indicadores permitem aos fotógrafos monitorar o sucesso de suas fotos e suas estratégias de venda em plataformas digitais como a Fotto
Portanto, as métricas de fotografia têm o poder de dar indicações valiosas sobre o que está funcionando bem e o que pode precisar de ajustes, ajudando os fotógrafos a tomar decisões informadas para melhorar sua performance e aumentar suas vendas.
Conclusão
Monitorar essas 10 métricas de fotografia é uma ação essencial para qualquer fotógrafo que deseja maximizar suas vendas e crescer seus resultados, sobretudo se você usa plataformas de fotografia como a Fotto.
A Fotto não apenas facilita o acesso a esses indicadores, mas também oferece ferramentas e insights valiosos para ajudar você a tomar decisões informadas e estratégicas.
Ao entender e utilizar essas métricas de fotografia, você pode aprimorar suas técnicas de fotografia, ajustar suas estratégias de marketing e, finalmente, aumentar suas vendas e receita.