iPhone 17: é possível fazer fotos profissionais com ele? Confira comparativo

· 5 minutos de leitura
Pessoa segurando um iPhone 17 Pro Max na cor laranja.

O mês de setembro marcou a chegada da nova geração de smartphones da Apple. No dia 19 de setembro de 2025, a empresa lançou oficialmente o iPhone 17 em mais de 60 países, incluindo o Brasil, apresentando quatro modelos: iPhone 17, iPhone 17 Pro, iPhone 17 Pro Max e o novo iPhone Air.

Apesar da tão aguardada espera do lançamento, o que mais chamou a atenção - além do novo design - foram as câmeras do iPhone 17 Pro Max, que combinam uma teleobjetiva de 200mm, sensor 56% maior e novo sistema de lente tetraprisma para alcançar resultados impressionantes.

Não à toa, antes mesmo do lançamento oficial do iPhone 17, as fotos do fotógrafo australiano Peter Yan viralizaram nas redes sociais. Ele compartilhou registros feitos em Londres com o iPhone 17 Pro Max, destacando especialmente o desempenho do zoom de 8x, capaz de capturar detalhes urbanos com nitidez surpreendente.

Esse episódio não apenas destacou o poder da nova câmera do iPhone 17 - em especial, ao do iPhone 17 Pro Max - como também reacendeu um debate que divide opiniões há anos: será que um smartphone é capaz de substituir uma câmera fotográfica?

Para tentar responder a essa perguntar, a equipe do Blog da Fotto realizou uma análise técnica entre o iPhone 17 Pro Max com a Canon EOS R6 Mark II, uma das câmeras profissionais mais populares entre os fotógrafos profissionais e com excelente performance.

Assim como o iPhone 17 é o modelo mais avançado da Apple, a Canon EOS R6 Mark II representa o topo de linha entre os equipamentos de sua categoria.

A seguir, você confere as fotos que viralizaram nas redes e, depois, apresentamos um comparativo técnico entre a câmera do iPhone 17 e uma câmera profissiona

E, caso você esteja em busca de técnicas para aprimorar suas fotos com o celular, temos um artigo no blog da Fotto sobre como tirar fotos profissionais com o celular.

As fotos de Londres feitas com o iPhone 17 que viralizaram nas redes sociais

Durante um dia em Londres, o fotógrafo australiano Peter Yan registrou com o iPhone 17 Pro Max paisagens amplas da cidade até detalhes minuciosas, afim de entender os limites da nova câmera do smartphone.

Em um post nas redes sociais, Peter resumiu a experiência:

“Tive a sorte de testar o novo iPhone 17 Pro Max antes do lançamento. Passei o dia inteiro explorando Londres para ver até onde a câmera poderia chegar — desde imagens ultra-wide da cidade até o incrível alcance do novo zoom 8×. Honestamente, parece ter várias lentes de qualidade no bolso: uma para a grande visão, outra para os pequenos detalhes”.

As imagens publicadas ganharam grande visibilidade em pouco tempo, chamando atenção de fotógrafos, entusiastas e usuários comuns.

A repercussão veio, principalmente, pelo alcance do zoom 8x e pela nitidez dos detalhes, características que geraram discussões sobre como os smartphones vêm se aproximando do desempenho de câmeras profissionais em determinados contextos.

Ao observar as fotos, é possível notar como a qualidade das imagens se aproxima do que se espera de câmeras, especialmente nas mãos de um fotógrafo experiente.

Ainda assim, o caso reforça que técnica e olhar fotográfico continuam sendo fatores decisivos para bons resultados, seja qual for o equipamento.

A seguir, você confere as imagens de Peter Yan usando o Iphone 17 Pro Max divulgadas em seu perfil:

Na próxima seção, vamos detalhar as especificações do iPhone 17 e compará-las com a de uma câmera profissional - a Canon EOS R6 Mark II - para entender como esses dois mundos se aproximam e onde ainda se distanciam.

iPhone 17 X Canon R6 Mark II: confira comparativo inédito

Depois de ver as imagens, é natural que surja a dúvida: até que ponto o iPhone 17 pode atender às expectativas de fotógrafos e entusiastas?

Para trazer essa resposta de forma mais objetiva, trouxemos a comparação do iPhone 17 Pro Max com a Canon EOS R6 Mark II: câmera amplamente usada por profissionais, para entender como cada equipamento se posiciona em termos de recursos.

Mais do que avaliar qual é a "melhor", a ideia aqui é colocar as especificações lado a lado para mostrar como cada equipamento se posiciona tecnicamente e quais são suas diferenças principais.

A seguir, você confere o comparativo técnico resumido entre iPhone 17 Pro Max e a Canon EOS R6 Mark II:

Característica

iPhone 17 Pro Max

Canon EOS R6 Mark II

Resolução

Sensor principal Fusion de 48 Mp

Sensor CMOS de 24,2 MP

Lentes/Distância Focais

Ultra-angular (13mm), principal (24mm), teleobjetiva (100mm/200mm) - todas integradas

Intercambiáveis, com ampla variedade de distâncias focais e qualidade óptica 

Zoom

Óptico de até 8x (tetraprisma) + digital

Totalmente óptico, dependendo da lente utilizado

Estabilização

Avançada via sensor e software

Estabilização integrada de até 8 pontos

Taxa de disparo

Dependente do processamento do sistema

12 fps mecânico/40 fps eletrônico

Foco automático

Inteligência computacional + detecção por software

Detecção avançada de pessoas, animais e veículos via AF

Vídeo

4K a 60 qps (Dolby Vision)

40/60p sobreamostrado de 6K + 6K ProRes Raw com gravador externo

Controles manuais

Presentes no modo Pro, mas limitados em comparação a câmera dedicadas

Controle completos e personalizáveis

Tela/Visor

Tela sensível ao toque

EVF de 3,68 M pontos + tela articulada de 3

Bateria

Dependente do uso geral do aparelho

Aproximadamente 580 disparos por caga (CIPA)

Flexibilidade de uso

Portátil e integrado

Modular, expansível com lentes e acessórios

O comparativo mostra que, embora os avanços da fotografia mobile sejam notáveis, os dois equipamentos têm propósitos diferentes.

O iPhone 17 aposta na praticidade e na portabilidade, entregando bons resultados com ajuda do processamento inteligente da imagem.

Já a Canon EOS R6 Mark II oferece mais controle sobre cada ajuste e um sensor maior, o que garante mais precisão e qualidade em situações que exigem desempenho profissional.

Considerações finais

As imagens feitas em Londres e a comparação com a Can EOS R6 Mark II mostram com clareza as particularidade de cada equipamento.

O iPhone 17 Pro Max concentra tecnologias e ampliam as possibilidade de quem fotografa com o celular, enquanto a câmera profissional mantém sua força em controle, flexibilidade e desempenho técnico.

Cada um atende a propósito distintos e pode entregar resultados de alta qualidade dentro de seu contexto.

O objetivo deste artigo foi apresentar essas diferenças de forma equilibrada, ajudando você a compreender como ambos evoluem e se complemetam no cenário atual da fotografia.

E você, como enxerga essa relação entre smartphones e câmeras profissionais? Participe da conversa deixando sua opinião abaixo.