Se você trabalha com produção de conteúdo — seja como fotógrafo, videomaker ou criador — sabe que uma parte fundamental do trabalho acontece depois do clique ou do rec.
É na entrega do conteúdo que o cliente finalmente recebe o resultado de toda aquela dedicação para registrar cada momento.
Todos sabem que o WeTransfer alcançou enorme sucesso e que é uma ferramenta muito útil e confiável para envio facilitado de arquivos grandes pela internet como vídeos.
E quanto a Fotto? A plataforma Fotto também cumpre o papel de entrega de vídeos.
Em 31 de março de 2025, a Fotto - uma plataforma de fotografia até então - lançou oficialmente a funcionalidade de venda de vídeos, seguindo o mesmo princípio da venda de fotos, ou seja, inclui a venda e a entrega automática.
Como muitos fotógrafos e videomakers são usuários dessas duas incríveis plataformas digitais, vamos esclarecer então a duvida qual a melhor plataforma para enviar e entregar vídeos: WeTransfer ou Fotto?
Para explorar essa análise de forma direta, segura e profissional, vamos apresentar cada serviço e ver como cada aborda não só o envio/entrega como também a apresentação e venda, trazendo as devidas semelhanças e diferenças entre Fotto e WeTransfer.
O que é o WeTransfer?
O WeTransfer é uma plataforma de envio de arquivos grandes pela internet.
Ele foi criado em 2009 e como enviar arquivos grandes online é uma grande dor atualmente, imagina na época.
Por isso, desde o lançamento do WeTransfer ele vem crescendo e chegou ao ponto de ser uma das ferramentas mais populares em todo o mundo.
Para explicar de forma simples o que o WeTransfer faz, ele permite que qualquer pessoa envie arquivos de até 2 GB através de um link, tudo de maneira muito simples e intuitivo.
Uma vantagem do WeTransfer vs outras ferramentas que também armazenam enviam grandes arquivos é o fato de ser gratuito.
Para quem precisa enviar arquivos ainda maiores que 2GB, existe o WeTransfer Pro, uma versão paga que permite uploads de até 200 GB e armazenamento em nuvem de até 1 TB.

Como fotógrafos e videomakers geralmente usam o WeTransfer?
Na prática, fotógrafos e videomakers usam o WeTransfer como uma espécie de armazenamento online temporário.
Imagine que você filmou um evento, fez a edição e agora precisa entregar o vídeo final ao cliente.
Se for um arquivo grande demais para enviar por e-mail ou WhatsApp, o WeTransfer surge como uma solução rápida e simples.
Na prática, o WeTransfer é usado para enviar clipes promocionais para marcas, mandar making off ou até mesmo os vídeos finais após aprovação, ou seja, servindo muitas vezes como ferramenta de entrega mesmo.
Embora o WeTransfer pareça ser uma ferramenta completa para envio/entrega de vídeos, o fluxo de trabalho de fotógrafos e videomakers não se resume em só subir o arquivo, gerar o link e mandar.
As limitações do WeTransfer para quem vive da imagem
O principal problema do WeTransfer, especialmente para fotógrafos e videomakers, é que ele foi desenvolvido como uma plataforma de envio de arquivos, e não como uma solução pensada para as necessidades específicas do mercado de foto e vídeo.
Ele não oferece funcionalidades como organização por eventos ou clientes, personalização de galerias com sua identidade visual e, principalmente, integração com sistemas de pagamento para automatizar o recebimento financeiro.
Outra coisa importante, o WeTransfer também não protege o vídeo ou mesmo as fotos com marca d’água ou de recursos de privacidade e acesso para controle ou restrição de download.
Portanto, usar o WeTransfer pode gerar algum retrabalho, consumir tempo e não apresentar uma experiência ótima com o cliente, pensando, claro, para profissionais que vem da imagem.
Considerando essas funcionalidades que não estão presentes no WeTransfer, é aí que a Fotto se destaca quando o assunto é envio e entrega de vídeos.
O que é a Fotto e como ela mudou a entrega de vídeos
A Fotto nasceu como uma plataforma para venda e entrega de fotos de eventos, com grande destaque para a fotografia esportiva.
Mas em março de 2025, a Fotto deu um passo gigante com o lançamento da da venda e entrega de vídeos.
Isso significa que agora fotógrafos e videomakers podem criar um evento - é como a Fotto chama sua galeria de fotos e vídeos - com tudo organizado, protegido e, mais importante: pronto para venda e entrega automatizada.
Após a compra, o cliente pode acessar todos os vídeos e fotos adquiridos a qualquer momento, através da solução “Minhas Fotos” — um espaço exclusivo e seguro onde todo o conteúdo comprado fica guardado para sempre.
Mas o mais comum é o download imediato, seja por meio do WhatsApp, caso o cliente opte, ou pelo próprio navegador web após o pagamento, ou por e-mail.
Com toda essa otimização e automação do fluxo, a Fotto já tem uma grande vantagem sobre o WeTransfer, que é a eliminação da dúvida: Será que o cliente baixou o arquivo? ou Será que vou ter gerar outro link daqui 7 dias?
Outra coisa importante: o reconhecimento facial também funciona nos vídeos.
Muitos vídeos podem ser oferecidos e vendidos a múltiplos clientes, e os clientes podem encontrar os vídeos por reconhecimento facial.
Por último, a Fotto traz outra enorme vantagem versus WeTransfer.
Ao publicar e vender vídeos na Fotto, você está reforçando sua loja online, fortalecendo sua presença online podendo gerar novos negócios e até novas vendas de vídeos no futuro.
Quando a Fotto é melhor que o WeTransfer para quem entrega vídeos?

Mais do que apenas uma forma de entregar arquivos, a Fotto transforma toda a jornada — da apresentação ao pagamento — em uma experiência unificada, automatizada e inteligente, feita para gerar valor tanto para quem cria quanto para quem compra.
Ao usar a Fotto, você cria uma vitrine profissional onde o cliente acessa, navega por fotos e vídeos organizados por evento, inclusive usando reconhecimento facial para facilitar a escolha.
Tudo de forma fluida, prática e segura, sem depender de trocas manuais ou envios externos.
O grande diferencial está na integração de todas as etapas do processo: apresentação, seleção, compra e entrega de vídeos e fotos acontecem no mesmo ambiente.
E mais: os pagamentos podem ser acompanhados com indicadores e relatórios de performance, ajudando você a gerir seus eventos com mais eficiência e visão estratégica.
Além disso, a Fotto oferece recursos comerciais que nenhuma plataforma de envio como o WeTransfer entrega, como por exemplo:
Descontos progressivos: incentivam o cliente a comprar mais.
Carrinho unificado para múltiplos eventos: ideal para atletas, famílias ou clientes que participaram de mais de um momento ou sessão.
Criação de cupons promocionais: perfeitos para ativar vendas, campanhas sazonais ou ações de relacionamento.
Com essas funcionalidades, você não só entrega um vídeo — você ativa um ecossistema de vendas contínuo, com ferramentas que ajudam a maximizar o faturamento por cliente e profissionalizar seu modelo de negócio.
Conclusão
Não dá para negar: o WeTransfer continua sendo muito útil em situações de envio rápido e pontual.
Se você precisa enviar um vídeo para aprovação, um arquivo para um colega de equipe, ou está trabalhando num projeto que não envolve vendas, o WeTransfer cumpre sua função.
Mas para quem quer viver da imagem, com processos mais profissionais, automatizados e seguros, a Fotto se torna a escolha natural.
Quer profissionalizar seu envio de vídeos? Experimente a Fotto.