Fotografia exclusiva refere-se à prática de capturar imagens de eventos como casamentos, festas corporativas, conferências, lançamentos de produtos, tendo um ou mais fotógrafos como únicos responsáveis pela cobertura fotográfica do evento.
Com o propósito de garantir que os fotógrafos capturem todos os momentos importantes com planejamento e tranquilidade, a exclusividade na cobertura fotográfica é realizada em um acordo onde as partes envolvidas.
Neste guia vamos abordar o que é cobertura fotográfica com exclusividade com mais detalhe de maneira a ajudar todos os envolvidos e evitar surpresas e conflitos de interesse.
O que é Exclusividade na Fotografia?
A exclusividade na cobertura fotográfica é uma prática bastante usada em eventos de médio e grande porte onde se busca assegurar que os serviços fotográficos sejam feitos de maneira bem feita e completa para atingir os objetivos esperados.
Em eventos públicos onde não há fotógrafos exclusivos fazendo o registro, qualquer pessoa pode fotografar e oferecer suas fotos para os participantes, causando problema com o proprietário do evento ou organizador que busca ter a fotografia como serviço de sua gestão.
Exclusividade na Fotografia: Como Funciona
Os fotógrafos interessados em obter a exclusividade de um evento deverão apresentar seus serviços e como pretendem fazer a cobertura para os organizadores ou donos de evento.
Geralmente, o instrumento que vai relatar como funcionará a exclusividade na cobertura fotográfica se chama Termo de Exclusividade na Cobertura Fotográfica, que é um contrato entre as partes envolvidas.
Em certos casos, o termo de exclusividade já faz parte do termos de direito de uso de imagem do evento, juntando assim dois objetivos em um só documento.
Responsabilidades Envolvidas
Dar o direito exclusivo de capturar imagens durante um evento não vem desacompanhada de responsabilidades envolvidas entre fotógrafos e os organizadores.
Os fotógrafos, por exemplo, devem garantir que todas as necessidades e expectativas do contratante sejam atendidas, desde a cobertura de momentos cruciais até o cumprimento de prazos para entrega das imagens.
Além disso, os fotógrafos precisam seguir as boas práticas profissionais e devem respeitar as normas estabelecidas, como manter a discrição durante o evento para não interferir na experiência dos participantes, assegurar que a qualidade técnica das fotos seja adequada ao padrão exigido.
Já para os organizadores, geralmente sua principal responsabilidade é a assistência aos fotógrafos tanto para entrar como para fazer o trabalho.
Ler: 10 boas práticas ao fotografar para organizadores de eventos.
Usando uma Plataforma de Venda de Fotos
Plataformas de venda de fotos com recursos para ajudar na gestão de fotógrafos de eventos se tornaram uma ferramenta indispensável para tornar a fotografia exclusiva possível e feita de maneira eficiente, permitindo que vários fotógrafos publiquem as fotos em um só lugar e de maneira facilitada.
Quando as fotos são colocadas à venda em uma plataforma como a Fotto, os participantes conseguem em um só lugar encontrar e comprar as fotos que quiserem, independente de quem fotografou.
Isso permite uma experiência muito facilitadora e poderosa, dando acessibilidade às fotos e facilitando a gestão dos resultados.
Para os fotógrafos, um dos desafios que a Fotto ajuda a vencer é a distribuição dos ganhos entre os fotógrafos após um evento de fotografia exclusiva.
Os ganhos de cada fotógrafo são automaticamente transferidos para cada um, na maneira como foi definida.
Conclusão
A exclusividade fotográfica em eventos oferece inúmeras vantagens para fotógrafos e organizadores.
Para os fotógrafos, representa uma oportunidade de fortalecer sua marca, ter maior controle sobre o resultado final e garantir a exploração comercial das imagens.
Já para os organizadores, garante que as imagens do evento sejam capturadas com qualidade e profissionalismo, alinhadas com as expectativas e necessidades do projeto.
No entanto, é importante que todos os envolvidos compreendam e respeitem as responsabilidades mútuas para que essa relação de exclusividade seja bem-sucedida e benéfica para ambas as partes.