Carrinho Abandonado: A Novidade da Fotto Que Promete Recuperar Vendas Perdidas

· 3 minutos de leitura
Fotto lança carrinho abandonado: recupere vendas com inteligência

Desde seu lançamento, a Fotto não para de evoluir para oferecer soluções cada vez mais inteligentes aos fotógrafos. 

Essa busca constante por inovação reflete nosso compromisso de transformar cada interação entre fotógrafo e cliente em valor real.

Dando sequência a essa trajetória de evolução, a Fotto realizou um workshop em Recife, no dia 09 de junho de 2025, onde anunciou a nova funcionalidade da plataforma: Carrinho Abandonado, totalmente gratuita para todos os usuários da Fotto. 

Essa funcionalidade foi pensada em uma dor muito comum entre os consumidores: abandonar suas compras no carrinho.

E essa ação é mais comum do que parece.

De acordo com o  E-Commerce Brasil, a taxa de carrinhos abandonados no Brasil ultrapassou 80%, destacando um desafio no e-commerce brasileiro. 

E com fotos não seria diferente. 

O cliente seleciona a foto, joga no carrinho e nunca mais volta para finalizar a compra.

E isso, para muitos fotógrafos, carrinhos abandonados são o pesadelo de quem vende online.

E, agora com a funcionalidade do Carrinho Abandonado na Fotto você, fotógrafo (a), descobre quem desistiu da compra e te ajudamos a recuperar suas vendas de forma inteligente.

Neste artigo, você confere como a nova funcionalidade Carrinho Abandonado vai ajudar a recuperar suas vendas de maneira inteligente e porque ele está se destacando tanto.

Como a nova funcionalidade Carrinho Abandonado da Fotto vai ajudar fotógrafos a recuperar suas vendas?

A Fotto apresenta relatórios e alertas em tempo real sobre todos os carrinhos abandonados.

Isso permite que o fotógrafo atue estrategicamente e tome ações para recuperação do carrinho ou fechamento de uma nova oportunidade.

Após 1 hora de inatividade — sem qualquer atualização no carrinho — a plataforma classifica automaticamente como Carrinho Abandonado.

Assim que o carrinho é marcado, o fotógrafo é informado imediatamente por meio de um alerta em tempo real no painel da Fotto, indicando:

  • Quem abandonou o carrinho;
  • Quando ele foi abandonado;
  • Quantos itens foram incluídos;
  • E o valor.

Além dessas informações, o fotógrafo consegue entrar em contato com o cliente e realizar as atualizações das fotos, a partir das seguintes etapas:

  • Em aberto
  • Em contato
  • Perdido
  • Finalizado

Esse processo permite atuação rápida, exatamente no momento em que o cliente ainda está próximo da decisão de compra, e a chance de conversão é maior.

Segundo Marcelo Moscato, CEO da Fotto e Alboom, esta funcionalidade permite que você tenha mais vendas recuperadas, mais faturamento por evento e inteligência na sua operação.

O Carrinho Abandonado oferece dados valiosos sobre o comportamento dos compradores. Também permite ao fotógrafo otimizar preços e estratégias:

“É uma virada de chave: mais vendas, mais controle e mais proximidade com o cliente. O recurso permite retomar o contato com quem quase comprou e até liberar fotos estrategicamente, facilitando a conversão e fortalecendo o vínculo com o cliente certo, na hora certa.” - diz Marcelo Moscato, CEO da Fotto e Alboom.
Marcelo Moscato, CEO da Fotto e Alboom no workshop em Recife.
Marcelo Moscato, CEO da Fotto e Alboom no workshop Fotto em Recife, em 2025.

Por que o Carrinho Abandonado da Fotto se destaca?

Imagine que você queira aquele recurso incrível de acompanhamento de vendas — mas, ao pesquisar, descobre que precisa assinar um plano extra, pagar mensalidade, ou subir de nível de plano para acessar a recuperação automática de carrinhos. Frustrante, certo?

Na Fotto, não.

O nosso Carrinho Abandonado está disponível sem taxas adicionais, sem pedir planos extras. É parte do núcleo da plataforma. 

“Na Fotto, nosso foco é facilitar toda a jornada do fotógrafo — da publicação à conversão. Vimos que recuperar carrinhos é uma alavanca direta de crescimento, e decidimos tornar o recurso gratuito porque acreditamos que gestão de vendas e relacionamento com o cliente devem estar ao alcance de todos, sem barreiras.” - diz Marcelo Moscato, CEO da Fotto e Alboom.

Essa diferença se torna uma vantagem competitiva clara:

  • Quem migra para a Fotto economiza ferramentas extras;
  • Começa a usar inteligência de vendas desde o seu primeiro acesso;
  • É uma plataforma completa e justa com seus parceiros.

Conclusão

Com a nova funcionalidade Carrinho Abandonado, a Fotto reafirma seu compromisso com a evolução contínua voltada para o sucesso do fotógrafo.

Não se trata apenas de mais um recurso — é uma solução pensada para agir, no momento certo, oferecendo inteligência e oportunidade onde antes havia perdas silenciosas.

Agora, você tem em mãos uma ferramenta capaz de conectar cada etapa da jornada do cliente: desde a escolha das imagens até a finalização da compra, passando pela recuperação estratégica de oportunidades interrompidas. 

Tudo isso sem custos extras, e com a clareza de dados e métricas que tornam seu trabalho ainda mais eficiente e lucrativo.