Desde seu lançamento, a Fotto não para de evoluir para oferecer soluções cada vez mais inteligentes aos fotógrafos.
Essa busca constante por inovação reflete nosso compromisso de transformar cada interação entre fotógrafo e cliente em valor real.
Dando sequência a essa trajetória de evolução, a Fotto realizou um workshop em Recife, no dia 09 de junho de 2025, onde anunciou a nova funcionalidade da plataforma: Carrinho Abandonado, totalmente gratuita para todos os usuários da Fotto.
Essa funcionalidade foi pensada em uma dor muito comum entre os consumidores: abandonar suas compras no carrinho.
E essa ação é mais comum do que parece.
De acordo com o E-Commerce Brasil, a taxa de carrinhos abandonados no Brasil ultrapassou 80%, destacando um desafio no e-commerce brasileiro.
E com fotos não seria diferente.
O cliente seleciona a foto, joga no carrinho e nunca mais volta para finalizar a compra.
E isso, para muitos fotógrafos, carrinhos abandonados são o pesadelo de quem vende online.
E, agora com a funcionalidade do Carrinho Abandonado na Fotto você, fotógrafo (a), descobre quem desistiu da compra e te ajudamos a recuperar suas vendas de forma inteligente.
Neste artigo, você confere como a nova funcionalidade Carrinho Abandonado vai ajudar a recuperar suas vendas de maneira inteligente e porque ele está se destacando tanto.
Como a nova funcionalidade Carrinho Abandonado da Fotto vai ajudar fotógrafos a recuperar suas vendas?
A Fotto apresenta relatórios e alertas em tempo real sobre todos os carrinhos abandonados.
Isso permite que o fotógrafo atue estrategicamente e tome ações para recuperação do carrinho ou fechamento de uma nova oportunidade.
Após 1 hora de inatividade — sem qualquer atualização no carrinho — a plataforma classifica automaticamente como Carrinho Abandonado.
Assim que o carrinho é marcado, o fotógrafo é informado imediatamente por meio de um alerta em tempo real no painel da Fotto, indicando:
- Quem abandonou o carrinho;
- Quando ele foi abandonado;
- Quantos itens foram incluídos;
- E o valor.
Além dessas informações, o fotógrafo consegue entrar em contato com o cliente e realizar as atualizações das fotos, a partir das seguintes etapas:
- Em aberto
- Em contato
- Perdido
- Finalizado
Esse processo permite atuação rápida, exatamente no momento em que o cliente ainda está próximo da decisão de compra, e a chance de conversão é maior.
Segundo Marcelo Moscato, CEO da Fotto e Alboom, esta funcionalidade permite que você tenha mais vendas recuperadas, mais faturamento por evento e inteligência na sua operação.
O Carrinho Abandonado oferece dados valiosos sobre o comportamento dos compradores. Também permite ao fotógrafo otimizar preços e estratégias:
“É uma virada de chave: mais vendas, mais controle e mais proximidade com o cliente. O recurso permite retomar o contato com quem quase comprou e até liberar fotos estrategicamente, facilitando a conversão e fortalecendo o vínculo com o cliente certo, na hora certa.” - diz Marcelo Moscato, CEO da Fotto e Alboom.
Por que o Carrinho Abandonado da Fotto se destaca?
Imagine que você queira aquele recurso incrível de acompanhamento de vendas — mas, ao pesquisar, descobre que precisa assinar um plano extra, pagar mensalidade, ou subir de nível de plano para acessar a recuperação automática de carrinhos. Frustrante, certo?
Na Fotto, não.
O nosso Carrinho Abandonado está disponível sem taxas adicionais, sem pedir planos extras. É parte do núcleo da plataforma.
“Na Fotto, nosso foco é facilitar toda a jornada do fotógrafo — da publicação à conversão. Vimos que recuperar carrinhos é uma alavanca direta de crescimento, e decidimos tornar o recurso gratuito porque acreditamos que gestão de vendas e relacionamento com o cliente devem estar ao alcance de todos, sem barreiras.” - diz Marcelo Moscato, CEO da Fotto e Alboom.
Essa diferença se torna uma vantagem competitiva clara:
- Quem migra para a Fotto economiza ferramentas extras;
- Começa a usar inteligência de vendas desde o seu primeiro acesso;
- É uma plataforma completa e justa com seus parceiros.
Conclusão
Com a nova funcionalidade Carrinho Abandonado, a Fotto reafirma seu compromisso com a evolução contínua voltada para o sucesso do fotógrafo.
Não se trata apenas de mais um recurso — é uma solução pensada para agir, no momento certo, oferecendo inteligência e oportunidade onde antes havia perdas silenciosas.
Agora, você tem em mãos uma ferramenta capaz de conectar cada etapa da jornada do cliente: desde a escolha das imagens até a finalização da compra, passando pela recuperação estratégica de oportunidades interrompidas.
Tudo isso sem custos extras, e com a clareza de dados e métricas que tornam seu trabalho ainda mais eficiente e lucrativo.