Se tem uma lição que aprendi ao longo da minha jornada empreendedora, é que a paciência é um dos ativos mais valiosos no mundo dos negócios modernos.
Enquanto muitos buscam resultados rápidos, os verdadeiros empreendedores sabem que grandes conquistas levam tempo, exigem consistência, sem falar na persistência - uma das qualidades empreendedoras mais importantes.
O imediatismo pode ser tentador, mas quem entende como a paciência é importante consegue construir um negócio sólido e duradouro.
Neste artigo, vou compartilhar 10 coisas que levam tempo para realizar nos negócios modernos, explicando como a paciência e o empreendedorismo moderno estão mais conectados do que nunca.
Artigo escrito por Marcelo Moscato, CEO da Alboom e da Fotto.
1. Construir uma Marca Forte
Consolidar uma marca no mercado não acontece do dia para a noite.
Empresas reconhecidas, como a Alboom que faz 10 anos, passam anos investindo em branding e construindo uma reputação.
O próprio relacionamento com clientes tomam tempo apara criar raizes fortes, se desenvolver e fortalecer.
O segredo, se é que existe, para construir uma marca forte é ter paciência para consolidar sua identidade genuína
Uma coisa que ajuda muito e faz muito a diferença no longo prazo dos negócios é alcançar e manter uma consistência na comunicação.
Enquanto o marketing foca muitas vezes no curto prazo, pense na comunicação como a melhor estratégia para construir sua reputação no longo prazo.
Vai levar tempo, com certeza, mas uma comunicação consistente vai reforçar seu valor de marca e aumentar sua confiança no mercado.
2. Compreender a Complexidade dos Tributos e Impostos
Se tem algo que me surpreendeu quando comecei a empreender foi a quantidade de impostos e tributos que precisam ser gerenciados.
O Brasil tem um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, e aprender a lidar com ele leva tempo.
A paciência é essencial nesse caso pois para compreender os diferentes regimes fiscais, evitar erros e garantir que a empresa esteja sempre regularizada.
Quem se dedica a entender essa parte burocrática economiza dinheiro e evita problemas no futuro.
Outro aspecto importante e que pode levar um certo tempo também com relação a impostos é a escolha do regime tributário mais adequado para o negócio.
No início, pode parecer que o Simples Nacional é a melhor opção para todas as empresas, mas, dependendo do faturamento, do tipo de serviço prestado e da estrutura da empresa, o Lucro Presumido ou o Lucro Real podem ser mais vantajosos.
Essa decisão precisa ser tomada com cuidado, considerando projeções financeiras e planejamento tributário, o que exige tempo, paciência e um bom suporte contábil.
3. Aprimorar Habilidades Gerenciais
O sucesso no empreendedorismo moderno não depende apenas de uma boa ideia ou uma boa execução para por o negócio no ar.
A gestão de um negócio exige habilidades que são desenvolvidas ao longo do tempo, como liderança, planejamento estratégico e tomada de decisões assertivas.
No início, eu pensava que tudo se resumia a ter um produto ou serviço inovador.
Ou analisando minha carreira, eu pensava que com energia e muito trabalho duro seria possível atingir todos os objetivos.
A grande lição aprendida é que ter resultados sustentáveis e no longo prazo também exige calma para compreender e desenvolver boas estratégias.
Uma dos grandes erros de empreendedores novos é não conseguir ler adequadamente o mercado, suas tendências e, com isso, encontrar uma estratégia empreendedora que seja sustentável no longo prazo.
Para fazer isso bem, é preciso desenvolver habilidades gerencias, o que só com tempo e esforço você consegue chegar lá.
Lembre-se que a paciência para aprender e evoluir como gestor se faz muito essencial e fazer alguns cursos e ter mentores pode fazer toda a diferença para encurtar esse tempo.
4. Construir Autoridade para um Site
O site é algo essencial para negócios modernos hoje em dia.
E aí vem algo que eu vou dizer que a maioria das pessoas não sabe.
Um site profissional ou empresarial de sucesso toma muito tempo. Não é só sobre conteúdo, e sim sobre presença online do seu negócio, o que exige paciência e trabalho focado nisso.
Se você já tentou ganhar visibilidade online, sabe construir autoridade para o site é algo essencial porém o Google e outros buscadores exige tempo para isso.
Para se ter uma ideia, a autoridade do site Fotto hoje é metade da Alboom. Um conteúdo publicado na Alboom será mais fácil de ranquear e estar bem ranqueado que na Fotto.
Tudo indica que em 2 anos a Fotto chegará no mesmo nível da Alboom, mas veja que é algo que leva tempo, exigindo trabalhos específicos de SEO, criação de conteúdos e paciência.
Uma dica no sentido de construir autoridade para seu site é fazer uma boa escolha para a escolha da tecnologia do site.
O Alboom Prosite, por exemplo, tornou-se uma das plataformas mais confiáveis para fotógrafos e artistas visuais justamente por conseguir acelerar a construção de autoridade ao facilitar a publicação e gestão de conteúdos, ao mesmo tempo que garante desempenho e consistência do próprio site perante o Google e buscadores.
5. Alcançar um Bom Ranqueamento no Google
Muito ligado ao item de paciência e persistência anterior, em negócios modernos conteúdo é algo muito importante.
E você sabia que algumas palavras-chave altamente competitivas podem levar anos para alcançar a primeira página do Google?
Isso porque o algoritmo prioriza sites que têm histórico, engajamento e qualidade de conteúdo.
Novamente, a paciência e investimento de longo prazo é chave nesse sentido, complementando a importância que criar conteúdos é algo chave para a aquisição de clientes e o fortalecimento da autoridade do site
Usando a plataforma Fotto como exemplo, se não fosse a criação de conteúdos com bom branqueamento no Google não estaríamos em segundo lugar no mercado em visibilidade em um período aproximado de 1 ano de site
6. Registrar uma Marca no INPI
Quem deseja proteger o nome e a identidade do seu negócio precisa ter paciência para enfrentar o processo burocrático do INPI.
Registrar uma marca pode levar até três anos, mas é um passo essencial para evitar problemas no futuro.
A Fotto e a Alboom passaram por esse processo para garantir segurança e exclusividade no mercado, e hoje são marcas reconhecidas no mercado de fotografia.
Sempre recomendo que se você está investimento em um negócio de longo prazo, você precisa garantir o registro da sua marca no INPI para ganhar segurança jurídica e diferencial competitivo.
7. Obtenção de Patentes
Aí está uma área que sempre tive curiosidade, que estudei, mas até hoje nunca consegui realizar: um projeto de obtenção de patentes.
Mas um dia quero realizar essa jornada que exige muita paciência e investimento de tempo e dinheiro.
No entanto, apesar da falta de experiência prática com patentes, eu acho importante trazer este ponto já que estamos falando de coisas que podem levar muito tempo para realizar em negócios modernos.
Assim como registrar uma marca já leva tempo, patentear uma inovação é algo que sabidamente é ainda mais demorado, porém pode compensar muito de diversas maneiras no longo prazo.
No Brasil, pode levar de cinco a dez anos para conseguir uma patente, já que cada pedido passa por um rigoroso processo de análise.
Empresas que apostam em inovação precisam sempre avaliar e paciência para garantir a exclusividade sobre suas criações.
8. Formar uma Equipe de Alto Desempenho
Ter um time forte e alinhado não acontece com uma simples contratação.
Uma equipe de alto desempenho é construída com tempo, treinamentos, alinhamento de cultura e integração entre os membros.
E adivinha. Por mais experiências que você tempo, criar uma equipe de alto desempenho leva tempo para realizar.
Quando comecei a empreender, achava que bastava contratar pessoas talentosas para tudo funcionar perfeitamente.
Mas logo percebi que a paciência para desenvolver talentos e criar um ambiente de colaboração faz toda a diferença nos resultados do negócio.
Minha recomendação é sempre pensar em ciclos de 2 a 3 anos, onde o colaborador e o gestor pensam em objetivos de longo prazo.
Lidar com a ansiedade e o fator paciência são elementos chave nessa jornada, além do fortalecimento dos vínculos e da confiança que vão ser chave para formar e consolidar uma equipe de alta performance.
9. Crescer nas Redes Sociais de Forma Orgânica
Está aí uma coisa que sempre duvidei pois que pensava que não poderia demorar tanto: crescer seguidores nas redes sociais.
O fator paciência entra em jogo aqui porque, com a explosão das redes sociais, muitas empresas querem crescer rapidamente, mas ignoram que o engajamento verdadeiro leva tempo para ser construído.
Quem tenta acelerar esse processo com atalhos, como compra de seguidores, acaba prejudicando sua credibilidade, e criando uma legião de seguidores que não está tão conectado com você e seu negócio.
A Fotto e a Alboom são verdadeiros exemplos de marcas que cresceram organicamente nas redes sociais, conquistando uma comunidade engajada ao oferecer conteúdos relevantes para fotógrafos e clientes
O segredo é ter paciência para criar conexões genuínas e consistência na produção de conteúdo.
10. Criar uma Base de Clientes Fiéis
Nenhuma empresa se mantém no mercado apenas conquistando novos clientes – é preciso criar um relacionamento duradouro.
E isso só acontece com tempo, confiança e qualidade contínua no atendimento.
A retenção e a fidelidade dos clientes são fatores que para serem realizados precisam de 2 a 5 anos no mínimo.
A paciência para tomar boas decisões, tanto para o curto quanto para o longo prazo, vai determinar sua base de clientes fiéis.
Tenha paciência para organizar seus projetos com segurança e previsibilidade, e sempre cuide de seus clientes para que no futuro eles sejam sempre embaixadores e promotores do seu negócio.
Conclusão
A Paciência e o Empreendedorismo Moderno estão ligados e ambos são fatores para o seu sucesso!
Pouco se fala hoje em dia sobre o longo prazo no empreendedorismo.
E se tem algo que aprendi na jornada empreendedora, é que os melhores resultados vêm para aqueles que sabem esperar e construir suas conquistas com consistência.
E você, está disposto a jogar o jogo de longo prazo?