Como Francisco Jota Transformou Sua Paixão pela Fotografia em Renda Extra

· 5 minutos de leitura
Como Francisco Jota Transformou Sua Paixão pela Fotografia em Renda Extra
Francisco Jota: Personal Trainer e Fotógrafo Esportivo.

Francisco Jota é um exemplo vivo de como paixão, determinação e espírito empreendedor podem transformar vidas.

Atuando como personal trainer durante a semana e fotógrafo aos finais de semana, ele vem se destacando no cenário da fotografia esportiva na cidade de Manaus. 

Seu trabalho não passou despercebido, tanto que a Rede Globo fez uma matéria especial sobre sua trajetória, reconhecendo seu talento, brio e dedicação. 

Além disso, Francisco Jota compartilhou seus insights e experiências em uma entrevista exclusiva para a Fotto, onde detalhou os desafios e conquistas de sua carreira. 

No final deste artigo, você encontrará o link para assistir à entrevista completa com a Globo.

A seguir, você confere a entrevista completa realizada pela equipe da Fotto:

1. Francisco, como você começou sua carreira como personal trainer e fotógrafo?

A fotografia sempre esteve presente em minha vida, desde a infância. 

Porém, a fotografia profissional começou a se concretizar quando eu estava no meu 2º período da faculdade, e foi o que me ajudou a pagar meus estudos.

Iniciei fotografando eventos como aniversários infantis, festas de 15 anos e casamentos, mas logo percebi que meu interesse maior estava no esporte. 

Após me formar, vendi todos os meus equipamentos para financiar minhas especializações em educação física. Foi um sacrifício doloroso, mas necessário. 

Hoje, concilio meus dois empreendimentos: sou personal trainer durante a semana e fotógrafo s finais de semana.

2. Quais foram os principais desafios iniciais que você enfrentou como fotógrafo?

Acredito que o desafio inicial, comum a muitos, é decidir "Qual câmera devo ter para começar a fotografar?". Na época, eu só tinha um celular Nokia e um sonho. 

Tive a sorte de contar com pessoas boas ao meu redor, que me emprestaram suas câmeras para que eu pudesse estudar e aprender sobre fotografia. 

Recebi vários livros de fotografia que eu chamava de "Bíblia da fotografia", os quais posteriormente presenteei a um amigo que foi morar na Califórnia por conta da fotografia. 

Após um ano de estudo, consegui comprar meu primeiro kit: uma Canon 60D com lente 18-135mm e um flash.

Foi a partir daí que comecei a fotografar em eventos, junto com um amigo que já possuía um estúdio.

Coloquei em prática tudo o que aprendi nas leituras e cursos em Manaus.

A fotografia esportiva entrou na minha vida graças ao meu finado amigo Dedão, que praticava arrancada na pista da Dragway.

Meu auge na fotografia esportiva veio durante a Copa do Mundo de 2014, quando tive a oportunidade de trabalhar com um repórter inglês, indicado por meu amigo Gustavo, do Rio de Janeiro, que já atuava no fotojornalismo com uma repórter internacional.

3. Jota, explica pra gente o que é o grupo FOTTO ZERO92

O grupo Fotto Zero92 é mais do que um grupo: é uma família! 

Ele surgiu a partir do primeiro evento da Fotto em Manaus, o CIRCUITO JUNTOS SANTANDER, realizado pela O2Corre.

Após o término da corrida, ficamos nos perguntando "e agora?". 

Foi quando o Rick (@foto7br), nosso padrinho, sugeriu que alguém assumisse a liderança do grupo. 

Eu conversei com ele e manifestei meu desejo de seguir em frente com o grupo, ajudando todos a alcançarem seus objetivos na fotografia. 

Como eu já tinha uma ideia de um nome relacionado ao Amazonas, pensei imediatamente no DDD da região, 092, e criei o nome Zero92, destacando o nome da empresa FOTTO, pois sempre acreditei que cresceríamos juntos. 

Assim nasceu o nome FOTTO ZERO92. 

Hoje, nosso grupo conta com 20 fotógrafos e está aberto a novas pessoas que queiram fazer parte dessa família.

4. Quais são os principais eventos que você fotografa e quais os locais onde você e a equipe atuam?

Atualmente, estou mais focado cobrindo eventos como beach tennis, Crossfit, ciclismo,  corrida de rua, entre outros eventos locais. 

Minha especialidade, porém, é fotografar beach tennis e Crossfit. 

Quando não estamos em eventos locais, costumamos ir à orla da Ponta Negra, onde ocorre a faixa liberada às quartas-feiras e domingos. 

Lá, a galera treina corrida, ciclismo, patinação, entre outras atividades.

Também frequentamos o Passeio do Mindu, onde há grupos de corrida. 

Além disso, as equipes de corrida ou organizadores sempre nos avisam quando vão realizar algum evento.

5. Como você vê a conexão entre a fotografia e o empreendedorismo?

Vejo a fotografia como uma forma de liberdade: liberdade geográfica, pois você pode atuar em qualquer lugar; liberdade financeira, permitindo que você ganhe tanto o dinheiro que vai te sustentar quanto um extra. 

Para mim, a fotografia é uma das melhores formas de empreender sem grandes "prejuízos".

Contudo, devemos sempre lembrar que, em qualquer empreendimento, é fundamental estudar bem antes de mergulhar de cabeça.

6. Jota, que conselho você daria para alguém que está começando a fotografar e deseja seguir o caminho da fotografia de esportes?

Perseverança é a chave do sucesso! 

Acredite firmemente naquilo que você busca na fotografia e trabalhe com objetivos e metas, anotando tudo em um papel e colando em um local onde você possa visualizar diariamente. Isso é o que eu fiz e faço até hoje.

Para a fotografia esportiva, busque uma modalidade com a qual você se identifique, e estude as fotos de grandes fotógrafos, referências, ou de alguém que você admire muito. 

Eu comecei com as fotografias de Crossfit do meu padrinho e amigo fotógrafo, Eduardo Albuquerque (@photoactionc2b), e hoje sigo e converso com muitos fotógrafos fora de Manaus, adquirindo conhecimentos sobre outras modalidades.

Admiração e Apreço de Toda Equipe Fotto

Gostaríamos de expressar nossa mais profunda admiração e apreço pelo trabalho excepcional de Francisco Jota, e dos demais fotógrafos Fotto Zero 92.

O Fotto Zero 92 se destacou pela capacidade de atuar em conjunto, oferecendo suporte mútuo entre os membros e assegurando que cada evento recebesse a cobertura fotográfica necessária.

Hoje, o grupo Fotto Zero 92, mesmo com poucos meses de vida, já está com 20 membros, e para nós da Fotto, isso é algo sensacional; reforçando a importância e força da comunidade e das redes de conexão.

Abaixo, agradecemos e reconhecemos cada um dos integrantes atuais do grupo Fotto Zero 92:

Vocês fazem parte de uma jornada incrível e contribuem para que a fotografia em Manaus continue a brilhar. Muito obrigado por fazerem parte da nossa comunidade Fotto!

Confira a Reportagem na Rede Globo

Francisco Jota foi destaque em uma reportagem da Rede Globo na região da Amazônia, onde compartilhou sua trajetória de sucesso como personal trainer e fotógrafo.

A matéria aborda o empreendedorismo no esporte, e como Francisco transformou sua paixão pela fotografia em uma fonte de renda extra.

Para assistir à reportagem completa, acesse o link abaixo:

Assista à reportagem na Rede Globo.

Confira também algumas fotos de Francisco: