Como aumentar suas vendas de fotos na Black Friday

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Pessoa segurando tablet com carrinho de compras visível na tela, ao lado de uma câmera profissional e várias fotos impressas.

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano tanto pelo comércio quanto pelos consumidores. E se você é fotógrafo, por que não transformar essa oportunidade em um momento para vender mais fotos e impulsionar seu negócio?

Tradicionalmente realizada na quarta sexta-feira de novembro, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo como sinônimo de grandes descontos e oportunidades imperdíveis.

Mas engana-se quem pensa que essa ação é somente para grandes lojas ou produtos físicos. 

Para os fotógrafos, por exemplo, é uma grande oportunidade de aumentar as vendas, conquistar novos clientes e dar mais visibilidade ao trabalho.

Seja você fotógrafo de ensaios, eventos ou esportivo, com as estratégias certas é possível transformar esse período em um verdadeiro impulso para o seu negócio.

E, para te ajudar nisso, reunimos 6 dicas práticas que vão mostrar como você pode aproveitar ao máximo a Black Friday e vender muito mais.

Dicas práticas para vender mais fotos na Black Friday

A Black Friday pode ser uma das melhores oportunidades do ano para fotógrafos que querem aumentar o faturamento e conquistar novos clientes.

Com o planejamento certo e ações, é possível se destacar mesmo em meio a tantas ofertas. 

A seguir, você confere as 6 dicas práticas que separamos para você aproveitar ao máximo essa data e transformar sua Black Friday em um sucesso de vendas:

1. Tenha um site de fotografia profissional

Se você quer vender mais na Black Friday, o primeiro passo é ter uma presença online sólida.

E nada transmite mais confiança e profissionalismo do que um site bem construído, onde o cliente pode conhecer seu estilo, ver seu portfólio e fazer contato com facilidade.

Com a Alboom, você tem tudo o que precisa para isso. A plataforma oferece um conjunto completo de ferramentas que ajudam fotógrafos a aumentar as vendas, economizar tempo e acelerar a produtividade, tudo em um só lugar e 100% online.

Confira o que a Alboom pode te oferecer:

  • ProofGallery 3.0: ideal para quem quer vender fotos em alta resolução e oferecer uma experiência moderna. Seus clientes podem visualizar o álbum em 3D, selecionar e aprovar as fotos direto pela galeria.
  • ProSite: permite criar seu site portfólio em minutos, com mais de 60 temas gratuitos e customizáveis. É só escolher o modelo, editar no diagramador intuitivo e deixar o site com a sua identidade.
  • DesignBox: ideal para quem trabalha com álbuns. Crie diagramações rápidas, simples e 100% online, com layouts automáticos compatíveis com mais de 70 encadernadoras.
  • Alboom CRM: a solução completa de gestão e controle de vendas. Organize orçamentos, automatize fluxos e acompanhe clientes do primeiro contato ao fechamento.

Ter um site e um fluxo de trabalho organizado e profissional é o que diferencia você no mercado da fotografia.

 2. Oferece cupons de desconto

Depois de criar presença presença online, é hora de pensar em como atrair mais clientes, e uma das formas é usar cupons de desconto.

Na Fotto, por exemplo, além de vender fotos avulsas de forma simples e prática, você pode criar cupons de desconto para seus clientes.

Essa é uma forma eficiente de incentivar novas compras e movimentar suas vendas durante a Black Friday.

Você pode usar os cupons de diferente maneiras:

  • Atrair novo compradores, com promoções por tempo limitado;
  • Criar combos especiais, como pacotes de várias fotos com valor reduzido.

O mais importante é fazer isso de forma estratégica, criando descontos que agreguem valor.

Aproveitar os recursos da Fotto durante a Black Friday é uma oportunidade de vender mais, alcançar novos clientes e fidelizar os antigos.

3. Divulgue sua ofertas com antecedência

Na Black Friday, além dos descontos, quem se destaca é quem começa a divulgar suas ofertas antes.

Em vez de esperar o dia 28 de novembro chegar - dia em que cai a Black Friday em 2025 - comece a criar expectativa algumas semanas antes.

Para isso, use as redes sociais para soltar teasers, fazer contagem regressiva nos stories e mostrar os bastidores do que vem por aí.

E se você usa plataformas como a Alboom, pode preparar landing pages exclusivas para essa campanha, que é uma estratégia simples e eficiente.

4. Ofereça um ótimo atendimento ao cliente

A experiência de compra é tão importante quanto o desconto.

Durante a Black Friday, o volume de contatos aumenta, e fazer um atendimento humanizado e ágil nessa situação é o que fará com que você se destaque.

Responda rápido, seja gentil e claro em cada mensagem. Pequenos gestos fazem o cliente se sentir valorizado.

Além disso, cuidar do pós-venda. Depois que o cliente comprar, envie uma mensagem de agradecimento e peça um feedback.

Se você usa Fotto ou Alboom, aproveite os recursos dessas plataformas para automatizar parte desse processo e manter a organização.

5. Invista em ferramentas profissionais

A Black Friday, além de ser uma data com grandes oportunidades para alavancar suas vendas, ela também é uma ótima chance de investir no seu próprio crescimento profissional.

Durante a Black Friday, várias ferramentas essenciais para fotógrafos entram em promoção. Ou seja, é o momento perfeito para assinar o Adobe Lightroom, por exemplo.

O Adobe Lightroom é uma ferramenta indispensável para edições de fotos com qualidade profissional e consistência visual

Fotos bem editadas agregam valor ao seu produto final, transmitindo mais emoção, cuidado e profissionalismo. Isso impacta diretamente o quanto o cliente percebe que seu trabalho vale e, portanto, permite cobrar de forma justa pelo resultado que você entrega.

Além do Lightroom, vale ficar de olho em promoções de ferramentas de backup e armazenamento em nuvem. Esses recursos economizam tempo, garantem segurança e tornam sua rotina mais produtiva.

6.  Invista em cursos de fotografia

E já que a Black Friday é uma ótima época para investir em si mesmo, que tal aproveitar também para aprimorar suas habilidades e elevar o nível do seu trabalho fotográfico? 

Pode ser um curso de composição, direção de modelos, iluminação, edição ou marketing para fotógrafos. Várias plataformas costumam oferecer descontos significativos nesse período.

Ao aprimorar suas habilidades, você aumenta o valor do seu trabalho e se posiciona melhor no mercado. Afinal, quem se prepara e se atualiza, se destaca.

Como planejar suas ações de Black Friday com antecedência?

Depois de conhecer as práticas para vender mais na Black Friday, chega o momento de colocar tudo isso em prática, e um planejamento antecipado é a chave para isso.

As ações que mais geram resultados, são pensadas, estruturadas e preparadas com antecedência.

Ou seja, quando você se organiza antes, tem tempo para testar suas ideias, ajustar detalhes e garantir que cada, tanto da divulgação quanto do atendimento, funcione perfeitamente. 

Veja como se planejar de forma simples:

1. Defina seus objetivos

Antes de começar qualquer campanha, pergunte-se: o que eu quero conquistar nesta Black Friday? Quer atrair novos clientes? Reativar antigos? Vender mais fotos ou ensaios?

Ter clareza sobre o seu objetivo vai ajudar a direcionar suas ações e escolher as promoções certas.

2. Escolha as ofertas com cuidado

Nem tudo precisa estar em promoção. Priorize os produtos e serviços que trazem mais retorno, ou que servem como porta de entrada para fidelizar novos clientes.

Ofereça descontos estratégicos e pacotes bem pensados, como combos de fotos, ensaio + álbum ou benefícios exclusivos para quem comprar antecipadamente.

3. Organize sua comunicação

Monte um cronograma de postagens e conteúdos. Nele, defina o que vai ser divulgado em cada canal e prepare o material com antecedência.

Manter consistência visual e de linguagem faz com que sua marca seja facilmente reconhecida durante o período da Black Friday.

4. Teste suas ferramentas

Garanta que tudo esteja funcionando perfeitamente antes da campanha começar. Para isso, verifique se o seu site está atualizado, se as galerias de fotos estão publicadas corretamente, e se os cupons de desconto estão configurados e válidos.

Esses pequenos testes evitam imprevistos e asseguram uma experiência fluida para seus clientes.

5. Cuide do pós-venda

O relacionamento não termina depois da compra. 

Envie mensagens de agradecimento, ofereça um bônus para futuras aquisições ou peça uma avaliação sobre o serviço.

Essas ações simples ajudam a transformar um comprador da Black Friday em um cliente fiel, e isso é o que realmente faz diferença ao longo do ano.

Quando você planeja as ações com antecedência, a Black Friday deixa de ser uma data isolada e se torna parte estratégica de crescimento contínuo.

Conclusão

A Black Friday é uma excelente oportunidade para fotógrafos ampliarem sua presença no mercado e aumentarem as vendas.

E mais do que apenas oferecer descontos, a Black Friday trata-se de um momento estratégico para fortalecer o relacionamento com os clientes, aprimorar processos e valorizar o trabalho fotográfico.

Com as ações certas, desde ter um site profissional, criar ofertas inteligentes e divulgar com antecedência até investir em ferramentas e planejamento, é possível se destacar mesmo em meio à alta concorrência do período.

Com as dicas que o time do Blog da Fotto separou para você não apenas garante boas vendas na Black Friday 2025, Mas também um crescimento consistente para o seu negócio ao longo do ano.