Uma visão moderna para o tradicional 4 Ps do marketing
"Os 15 Ps do Marketing foram pensados como um guia prático e eficiente para te ajudar a criar planos de marketing, comunicação e vendas mais modernos e impactantes, capazes de transformar negócios de maneira poderosa." - Marcelo Moscato, CEO da Alboom e da Fotto.
Os 15 Ps do Marketing são uma forma clara de ajudar empresas e profissionais a melhorarem suas estratégias e se posicionarem bem no mercado.
No cenário competitivo dos negócios e do marketing digital, saber como se destacar e vender seus produtos ou serviços é essencial para o sucesso.
Com o boom das plataformas digitais e marketplaces, ficou ainda mais importante pensar de forma ampla quando falamos de marketing digital.
Quando fiz minha pós-graduação em marketing de serviços em 2001, já se discutia que os 4 Ps do Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) não eram mais suficientes para criar um plano eficiente no setor de serviços e soluções.
Ao longo dos anos, apareceram novas versões como os 7 e 8 Ps do Marketing, trazendo mais elementos para o tradicional mix.
Este guia completo visa fornecer um caminho prático e acessível para empresas que buscam crescer, vender mais e trabalhar de forma mais eficiente, ampliando os 4 Ps do Marketing para incluir os 15 Ps.
Parte 1: Começando com os 4 Ps do Marketing
1. Produto
O primeiro P do mix de marketing é o Produto, que envolve aquilo que sua empresa oferece ao mercado.
Na hora de definir seu produto, não pense só na qualidade, mas também em como diversificar.
Produtos personalizados, pacotes exclusivos e soluções que atendam diferentes nichos de mercado são fundamentais.
A grande dica quanto ao P de Produto é monitorar e inovar sempre que possível.
O segredo de qualquer plano de marketing é ter um portfólio que realmente atenda o que o seu público precisa.
2. Preço
O preço é outro elemento central de qualquer estratégia de marketing.
Ele deve ser competitivo e, ao mesmo tempo, justo para garantir lucratividade.
Ao definir seu preço, leve em consideração a percepção de valor do seu cliente e os preços praticados pela concorrência.
Algumas empresas e profissionais definem preços transparentes e de maneira consistente.
Isso é muito importante especialmente em vendas online e marketplaces.
Recentemente publicamos no Blog da Fotto um artigo voltado ajudar fotógrafos como precificar fotografias.
3. Praça (Distribuição)
A praça, ou distribuição, refere-se aos canais pelos quais seus produtos ou serviços chegam até os clientes.
No marketing digital, a presença online em múltiplos canais é crucial, desde um e-commerce próprio até a utilização de marketplaces e redes sociais.
Expandir a distribuição é algo crítico, e em termos modernos, as plataformas digitais ajudam muito nisso.
Para profissionais como fotógrafos, a Fotto é um grande exemplo de aumento de alcance e distribuição para venda de fotos de esportes e eventos.
4. Promoção
A promoção engloba todas as ações de comunicação usadas para divulgar seus produtos ou serviços.
Hoje, com o marketing digital, isso inclui estratégias como SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, entre outros.
Dica: Crie campanhas sazonais e datas comemorativas para atrair mais clientes e aumentar suas vendas.
Parte 2: Expansão para os 8 Ps do Marketing
5. Pessoas
Principalmente no marketing de serviços, as pessoas são fundamentais, pois refletem o atendimento, a experiência e a qualidade entregue ao cliente.
Tanto a equipe interna quanto as parcerias externas são essenciais para entregar um serviço de alto nível.
Para se diferenciar no quesito Pessoas em seu negócio, treine sua equipe, mantenha-a motivada e cultive parcerias estratégicas para aumentar a capacidade de entrega e a satisfação dos clientes.
6. Processos
A automação e a organização do fluxo de trabalho das empresas e profissionais são diferenciais importantes e ajudam a crescer de forma sustentável.
Portanto, um dos novos Ps do marketing que entra no mix é Processos.
Processos otimizados garantem eficiência e qualidade na entrega do seu produto ou serviço, e por isso ele é tão fundamental.
Hoje em dia os processos são feitos usando diversas ferramentas digitais com o intuito de otimizar trabalhos e facilitar a gestão.
Hoje em dia, ferramentas como CRM, automação de marketing e gestão de projetos já são parte do dia a dia de qualquer empresa ou profissional.
7. Prova Física (Physical Evidence)
Outro P incorporado no mix de marketing que considero muito importante é a Prova Física.
Seu conceito é muito interessante e faz a gente refletir sobre a entrega e a percepção de valor.
A prova física se refere a tudo que tangibiliza o seu serviço.
No mundo físico, o conceito de prova física se refere ao recebimento do produto ou serviço, como ele acontece, tudo que envolve a materialização mesmo da experiência de compra.
Por isso que as embalagens dos produtos da Apple seguem um modelo e um nível de sofisticação tão característica.
Já em ambientes digitais, a prova física pode ser representada pelo design do seu site, o visual da loja online e tudo que se refere a criação de conteúdos digitais e da comunicação visual.
Na Fotto, que é um marketplace que conecta fotógrafos a clientes e oportunidades, há duas provas físicas.
Do lado do fotógrafo, a prova física está relacionado ao carregamento das fotos e a publicações delas para vendas, tornando possível ela ser vista e consumida pelos clientes.
Para clientes, a prova física envolve a visualização das suas fotos e como elas são compradas e baixadas para uso.
O conceito de prova física traz uma nova dimensão para o mix de marketing tradicional porque força a gente a pensar em toda experiência, principalmente online e como de fato o uso ou o consumo deve ser feito para empresas e profissionais terem resultados e a satisfação do cliente.
8. Produtividade
A produtividade está diretamente relacionada ao sucesso de sua empresa no longo prazo.
O sentido de produtividade como P de marketing vem da combinação de processos ágeis e uma equipe eficiente.
Além da equipe, parcerias e boa rede de apoio podem aumentar sua produtividade e consequentemente seu diferencial no mercado.
Para aumentar sua produtividade, pense na seguinte fórmula:
- Produtividade = Processos + Equipe + Parcerias
Para empresas e profissionais que usam bastante tecnologias e softwares, como é o caso de quem trabalha com fotografia online, a formula da produtividade seria:
- Produtividade = Tecnologia + Processos + Equipe + Parcerias
Parte 3: Completando os 15 Ps do Marketing
9. Parcerias Estratégicas
As parcerias estratégicas com outras empresas podem ampliar significativamente seu alcance e as oportunidades de negócio.
Parcerias de co-marketing ou co-branding ajudam a fortalecer sua presença no mercado.
Esse novo P do marketing nos alerta para considerarmos em nossos planos de marketing, comunicação e vendas o conceito das 5 forças de Porter, que analisam a competitividade de um mercado.
Ao colaborar com outras empresas, é possível reduzir o poder de barganha de fornecedores e clientes, criar barreiras contra novos entrantes e, até mesmo, diminuir a ameaça de produtos substitutos.
As parcerias estratégicas permitem que empresas unam forças para criar ofertas mais robustas, ampliando a participação de mercado e reduzindo a pressão da concorrência.
Como dica para identificar parcerias estratégicas, procure por empresas que ofereçam produtos ou serviços complementares aos seus, maximizando o valor para os clientes de ambas as partes, e fortalecendo o posicionamento no mercado.
10. Planejamento
Um bom planejamento de marketing é a base para uma execução bem-sucedida.
O planejamento estratégico envolve a definição clara de metas, público-alvo e estratégias para alcançar os objetivos.
No quesito de P de marketing, o Planejamento entra como um objetivo chave: garantir uma boa execução, principalmente nos projetos mais importantes e de alto poder transformador.
11. Portfólio
Um portfólio bem apresentado é uma excelente maneira de destacar seu trabalho e suas soluções.
A importância do portfólio para o marketing é algo relativamente novo e está diretamente ao processo de incluir casos de sucesso, depoimentos de clientes e uma vitrine online de seus produtos e serviços de maneira a agilizar a decisão de compra.
Após implementar um bom portfólio com fotos e um visual bem impactante, o segredo é mantê-lo atualizado e sempre adaptado a novos públicos.
12. Posicionamento
O posicionamento é a maneira como sua empresa se diferencia no mercado, e portanto, é um P crítico também para empresas e profissionais em segmentos mais competitivos, sobretudo para quem vende online.
O grande segredo para um bom posicionamento é trabalhar para que sua marca se destaque em relação à concorrência.
E para fazer isso, é necessário destacar os atributos e valores únicos que você oferece.
O posicionamento para o marketing é um elemento muito especial e precisa ser trabalhado para passar uma imagem sólida e coerente na mente do cliente.
Para você explorar corretamente o posicionamento no seu marketing, é importante esclarece a diferença entre posicionamento e branding.
Enquanto o posicionamento trata de como você quer que seu público-alvo veja a sua marca, o branding é o processo de construir essa imagem através de estratégias de comunicação, design e experiência do cliente.
O posicionamento é a ideia, a estratégia, e o branding é a execução prática e visual dessa estratégia.
Por essa razão que se 15 Ps do Marketing se torna ainda mais estratégico e poderoso ao incluir conceitos como posicionamento
13. Prospecção
A prospecção de novos clientes é vital para o crescimento contínuo e por essa razão temos mais P do marketing inovador e prático para que em nossas estratégicas a gente consiga criar modelos eficazes de atrair novos clientes.
Para planos de marketing modernos, o uso das redes sociais, do networking e de plataformas digitais passam a ser elementos importantíssimos.
Criar modelos de vendas, funis de qualificação entre outros processos do marketing digital estão deixando de ser itens operacionais, para se tornar iniciativas estratégicas no mix moderno de marketing.
14. Propósito
O propósito de uma empresa é o que a diferencia emocionalmente de outras.
Empresas com um propósito claro conseguem atrair clientes que compartilham os mesmos valores e objetivos.
Na Fotto, nós temos como propósito a democratização da fotografia, o que significa na prática tornar a fotografia profissionais mais acessível.
Como iniciativas de Membro Fundador Fotto, campanhas educativas e nosso lema Vamos Vencer Juntos, temos um propósito comunidade do forma autêntica e conseguido impactar positivamente a vida dos fotógrafos e clientes.
Uma das coisas inspiradoras com relação ao propósito é seu poder de facilitar a união de pessoas, a motivação de equipes e o fechamento de parcerias estratégicas.
Por isso entre os 15 Ps de Marketing, o propósito pode assumir um papel surpreendentemente importante e influenciar todos os outros Ps.
15. Persistência
Por último, entre os Ps do marketing que merece atenção esta a persistência.
Como qualidade empreendedora, a persistência é um ingrediente indispensável para sobrevir aos desafios e surpresas que aparecem no meio do caminho.
Como elemento estratégico de marketing, a persistência tem um papel diferente, que é o aspecto de pensamento e execução pensando no sucesso a longo prazo.
Não é fácil planejar 3 ou 5 anos pra frente. Porém é muito mais difícil manter-se consistente com as ações planejadas, além de ir acompanhando e adaptando o plano.
Como ultimo dos 15 Ps do marketing, quero dizer que adaptação é chave em qualquer negócio. E 100% dos planos de marketing, comunicação e vendas acabam sendo reavaliados com base em novas estratégicas e desafios.
Porém, com a resiliência ou persistência, você vais poder fazer adaptações e ter a mentalidade vencedora para chegar nos objetivos definidos tanto de curto como longo prazo.
Conclusão
Com a evolução do marketing digital e a transformação do mercado, os 15 Ps do Marketing fornecem uma estrutura abrangente para empresas e profissionais que desejam criar estratégias completas e integradas.
Incorporar essas práticas ao seu mix de marketing garante que sua empresa esteja preparada para competir de forma eficiente e alcançar resultados sustentáveis.
Ao implementar essas estratégias dos 15 Ps do marketing, com organização, inovação e persistência, você maximiza suas vendas, amplia sua visibilidade e constrói parcerias valiosas.